Parlamentar solicita programa habitacional para policiais de Guarulhos


02/03/2007 16:51

Compartilhar:


O deputado Paulo Sergio (PV) apresentou indicação na Assembléia Legislativa solicitando ao secretário da Habitação, Lair Krähenbühl, a elaboração de estudos para a implantação no município de Guarulhos de um plano habitacional específico para os policiais militares, bombeiros e guardas civis daquele município.

"São de conhecimento público os tristes episódios de violência praticada por delinqüentes, atingindo a família desses abnegados profissionais, que na sua maioria, não dispõem de recursos financeiros suficientes para fixarem moradias em condomínios fechados dotados de segurança própria. Muitos deles residem com seus familiares em locais próximos das residências de marginais de toda a ordem, vivendo em constante estado de vigilância e preocupação com sua segurança pessoal. Os policiais militares e guardas civis municipais de Guarulhos não fogem desta triste realidade", diz Paulo Sergio.

Segundo o parlamentar, o Comando do Policiamento Metropolitano da região conta atualmente com um efetivo de mais de 1.600 policiais, incluindo os integrantes do Corpo de Bombeiros, e 500 da Guarda Civil Metropolitana, sendo que a maioria desses servidores não recebe mais que quatro salários mínimos por mês, o que legitima reivindicar do Estado as mesmas oportunidades concedidas aos demais beneficiários dos programas habitacionais de baixa renda.

O deputado defende que recursos orçamentários destinados aos programas habitacionais sejam canalizados para enfrentar esse problema que aflige os policiais militares e guarda civis municipais, uma vez que esses profissionais pertencem à mesma classe social à qual os programas habitacionais do Estado se destinam.

Conforme explica o deputado em sua justificativa, "a implantação de unidades habitacionais exclusivas para servidores públicos poderá significar maior integração entre eles, menor custo de locação e melhor desempenho profissional pela elevação da auto-estima, entre tantos outros benefícios indiretos que esta medida poderá alcançar".

psergio@al.sp.gov.br

alesp