Lei homenageia em Mauá professora Maria Expedita Silva


21/11/2007 17:47

Compartilhar:


A Escola Estadual do Jardim Canadá, de Mauá, passa a se chamar "Escola Estadual Profª Maria Expedita Silva". É o que determina a Lei Estadual 12.750, de autoria do deputado Donisete Braga (PT), sancionada pelo governador José Serra durante o último feriado da Proclamação da República. "Maria Expedita Silva foi uma professora que, lamentavelmente, teve a vida abruptamente interrompida, vítima da violência urbana, em agosto de 2006", justificou o parlamentar, quando da apresentação do Projeto na Assembléia Legislativa, em março deste ano.

A solicitação de mudança do nome da Escola é da própria comunidade do Jardim Canadá e vizinhança por meio de abaixo-assinado enviado a Donisete Braga, morador da cidade de Mauá, na Região do Grande ABC. O deputado lembra que Maria Expedita nasceu em Lajedo, Estado de Pernambuco, e que se mudou ainda jovem para o município de Mauá.

A professora licenciou-se em Letras, em 1992, pela Faculdade de Educação, Filosofia, Ciências e Letras das Faculdades Integradas Senador Flaquer, e graduou-se em Pedagogia, em 1999, pela Universidade do Grande ABC. "Os documentos anexados à propositura mostram que Maria Expedita sempre contribuiu nos debates comunitários nos bairros em que prestou serviços, mantendo-se atualizada nos assuntos afetos à educação", observa Donisete Braga, 1º secretário da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa.

Ainda conforme o parlamentar, a professora Maria Expedita lecionou em diversas escolas de Mauá entre 1996 e 2006, colhendo excelentes referências por onde passou. Na ocasião de seu falecimento, lecionava na Escola Estadual Jardim Canadá. "Num gesto de gratidão e reconhecimento por uma vida de dedicação à arte de lecionar, nada mais justo do que homenageá-la pelos serviços relevantes prestados à educação e a população de Mauá", concluiu Donisete Braga.

dpbraga@al.sp.gov.br

alesp