Parlamentar defende programa preventivo para portadores de diabetes


07/05/2004 16:40

Compartilhar:


Da Assessoria da deputada Maria Lúcia Amary

A deputada Maria Lúcia Amary (PSDB), defendeu nesta quarta-feira, em entrevista à TV Comunitária São Paulo, a implantação de um programa preventivo de atendimento aos portadores de diabetes na rede pública do Estado.

Amary diz que o trabalho preventivo com ações efetivas e afirmativas, evita os gastos com o tratamento das complicações decorrentes da diabete, responsáveis pela sobrecarga dos serviços de saúde. "Muita gente não se dá conta, por exemplo, de que essa doença provoca infartos porque a maioria dos portadores de diabete têm pressão alta e graus elevados de colesterol".

De acordo com levantamentos da Associação Nacional de Atendimento aos Diabéticos, 65% dos portadores da doença têm hipertensão, 50% tem colesterol elevado e 40% das pessoas que morrem por infarto eram diabéticas. Além disso, a entidade informa que 40% dos pacientes que fazem hemodiálise também possuem a doença, agravando sobremaneira o estado deles.

Distribuição de medicamentos

A parlamentar declarou que vai trabalhar para que o governo do Estado venha a adotar um programa semelhante ao que o ex-ministro da Saúde José Serra (PSDB), desenvolveu durante a sua gestão. Maria Lúcia entende que aquele projeto reduziu o impacto da doença porque promoveu a distribuição de medicamentos e a realização de testes para detecção da doença.

Graças ao programa, diz a deputada, foram realizados 21 milhões de testes em todo o país e encontrados 1 milhão de portadores da doença, que não sabiam dessa condição e não se tratavam. "A partir dos testes e da identificação é possível tratar e evitar que o portador da diabete de hoje, seja o infartado de amanhã, o que diminui o ônus para o sistema público".

Para incentivar o trabalho preventivo, a deputada apresentou emenda ao orçamento do Estado no ano passado, que foi aprovada e destinou R$ 1 milhão para a execução de programas voltados para o combate à doença. Neste ano, Maria Lúcia vai repetir a iniciativa com valores maiores e também atuará junto ao governo para que a emenda venha a ser posta em prática efetivamente.

O programa "Educação em Diabetes" da TV Comunitária, de São Paulo, vai ao ar neste sábado pelo canal 6 da Net e 72 da TVA em São Paulo, pelo canal 5 da Net e 72 da TVA em Curitiba (PR), pelo canal 11 da Net em Brasília e pelo canal 43 em UHF, 22 da Net e 21 da TVA em Goiás.

mlamary@al.sp.gov.br

alesp