Sebrae-SP encerra Encontros Regionais do Microempreendedor Individual


16/11/2009 20:36

Compartilhar:


O Sebrae-SP iniciou em setembro uma séria de Encontros Regionais do Microempreendedor Individual (MEI). Já foram realizados 10 eventos em várias regiões do Estado (Presidente Prudente, Bauru, Campinas, Santos, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Sorocaba, Ribeirão Preto, Piracicaba e ABC). Na próxima quinta-feira, 19/11, a partir das 9h30, será realizado na sede do Sebrae-SP " Rua Vergueiro, 1.117, Paraíso " o encerramento desta ação com a presença de parceiros, autoridades e convidados.

São parceiros do Sebrae-SP nesta empreitada: Fecomercio, Nossa Caixa Desenvolvimento, Facesp, OAB-SP, Fiesp, Banco do Povo Paulista, Cepam, Sescon-SP, Governo do Estado de São Paulo, Faesp, Uvesp, Assembleia Legislativa e Associação Paulista de Municípios .

Os encontros regionais têm o intuito de sensibilizar e mobilizar a governança local sobre os desafios com os quais se deparam os gestores públicos e discutir a entrada em vigor da figura do Microempreendedor Individual (MEI).

"O objetivo é abordar o impacto de inclusão e justiça social que a regularização dos informais vai gerar para os municípios. Também vamos aproveitar para mobilizar os administradores locais sobre a importância da implantação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa com o intuito de fortalecer o empreendedorismo no Estado de São Paulo", explica Ricardo Tortorella, diretor superintendente do Sebrae-SP.

Durante os encontros foram discutidas com o Poder Público municipal e entidades parceiras as medidas legais que permitam o exercício livre e responsável de uma atividade empresarial.

Vale lembrar que o Estado de São Paulo possui a maior quantidade de trabalhadores por conta própria do país. Do total de 19,2 milhões de informais brasileiros, 3,4 milhões " que corresponde a 18% do total " estão nos 645 municípios do Estado de São Paulo. Só na capital são 1,056 milhão de trabalhadores por conta própria (30% do total do Estado). Os dados constam da pesquisa "Perfil do candidato a Empreendedor Individual no Estado de São Paulo" realizada pelo Sebrae-SP.

alesp