Proposta a transformação do Hospital dos Estivadores


09/03/2010 12:05

Compartilhar:


Fausto Figueira (PT) defende a transformação do Hospital dos Estivadores de Santos, em posse da Previdência Social, para uma extensão da Escola Paulista de Medicina, com a oferta de leitos para atendimento da saúde pública.

Ele acredita que a reativação do hospital disponibilizará, de imediato, mais 100 leitos públicos para atender a demanda hospitalar da região, agravada pela epidemia da dengue.

Na manhã desta segunda-feira, 8/3, o deputado manteve contato com o secretário adjunto do Ministério da Previdência Social, Carlos Gabas, e foi informado que a Previdência está disposta a vender o hospital, em condições absolutamente negociáveis, para a prefeitura de Santos. Ainda naquela manhã, Fausto voltou ao hospital, que estava ocupado por estivadores desde a noite de sexta-feira, dia 5. Os trabalhadores querem uma solução para o impasse que mantém o hospital fechado para atendimento da saúde pública, enquanto a população sofre com a falta de leitos.

"É inadmissível termos um hospital, que já contou com mais de 300 leitos, fechado. A população padece nas portas dos pronto-socorros. A oferta de leitos tem que ser uma das prioridades da saúde pública", enfatizou o parlamentar, que preside a Comissão de Saúde e Higiene da Assembléia. O Ministério da Saúde considera ideal a existência de três leitos para um grupo de mil habitantes. Em Santos, há 4,51. A média regional, no entanto, assusta: é de 1,90.

ffigueira@al.sp.gov.br

alesp