Da Tribuna


15/02/2012 19:16

Compartilhar:


Cachoeira do Talhadão



Sebastião Santos (PRB) disse que ele e o secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo, estão empenhados para que a cachoeira do Talhadão, em Palestina, seja tombada. Segundo o deputado, não há data prevista para que os estudos da pasta sejam finalizados. Santos protocolou documentos no Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), contendo informações referentes ao rio e aos achados históricos e arqueológicos do local registrados pela Associação de Defesa do Meio Ambiente dos Rios Turvo e Preto (AMERPT). (GN)

*Pronunciamento realizado em 14/2



Amianto



Marcos Martins (PT) falou sobre a condenação à prisão, segunda-feira, 13/2, na cidade italiana de Turim, do suíço Stephan Schmidheiny, de 65 anos, e do barão belga Jean-Louis Marie Ghislain de Cartier de Marchienne, de 91 anos, diretores da fábrica de produtos de amianto Eternit, por omissão na morte de mais de mil pessoas por exposição ao produto e por desastre ambiental. Para o deputado, a ação serve para os deputados aprovarem uma lei para coibir o uso de amianto no Estado. "Basta de amianto, basta de mortes. Não dá mais para continuar enganando. Aí sobra para o SUS", comentou. (IR)



Álcool e drogas



O deputado Jooji Hato (PMDB) informou que o Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Drogas (Cratod), irá funcionar 24h a partir de março deste ano, inclusive em finais de semana e feriados. Hato disse também que serão feitas mais unidades em todo o Estado. "Se tivéssemos feito a prevenção, poderíamos, hoje, usar esse dinheiro para a educação". Ele disse também estar envergonhado perante os filhos. "Fui vereador durante 28 anos e desde o primeiro dia de trabalho venho lutando contra a bebida alcoólica e as drogas". O deputado afirmou que nos Estados Unidos, em casos de violência, o presidente pede desculpas pessoalmente às famílias. (IR)



Auxílio-reclusão



"Se for morto durante a folga ou nas férias a família não recebe o seguro", disse Olimpio Gomes (PDT) ao referir-se à classe dos policias do Estado de São Paulo. O deputado afirmou ser contra o valor do auxílio-reclusão, atualmente de R$ 915, pago aos familiares de presos. "Temos que dar assistência à família da vítima também, não estou dizendo que a do presidiário não deva receber auxílio", argumentou. Gomes analisou as medidas do governo em relação aos eventos internacionais que irão acontecer no país e afirmou que "serão necessárias ações efetivas para evitar consequências catastróficas". (DA)



Estação ecológica



Orlando Bolçone (PSB) falou sobre a implantação e ampliação da Estação Ecológica do Noroeste Paulista, área de proteção ambiental para a realização de pesquisas científicas. Para o deputado, "trata-se de um tema da mais alta importância, pois diz respeito ao meio ambiente, à ciência e à tecnologia". A expansão seria de 344 hectares, e com esse número a região contaria com 14 m² de área verde por habitante. O parlamentar ressaltou os pontos positivos, como laboratórios e desenvolvimento tecnológico, por exemplo. "É uma oportunidade histórica: a área poderá servir de exemplo e inspiração para os produtores rurais da região", disse. (DA)



Projetos



Fernando Capez (PSDB) pediu que mais projetos fossem discutidos e votados na Casa. O deputado ressaltou o PL 1.414/2007, de sua autoria, aprovado e transformado na Lei 14.471, que proíbe a exigência de caução de qualquer natureza para internação de doentes em hospitais ou clínicas da rede privada no Estado. "A nossa obrigação é defender o consumidor e discutir os projetos", disse. Segundo o deputado, o pagamento prévio coloca o paciente em uma situação de inferioridade. "Quero parabenizar todos os deputados pela aprovação desse projeto", declarou. (DA)



Saúde



Ulysses Tassinari (PV) comentou estar sem esperança em relação às medidas e providências relacionadas à questão da saúde no Estado. "São clínicas cirúrgicas desativadas, centros cirúrgicos ociosos. Não concordo com essa indiferença e falta de solução", disse. O deputado falou também sobre a implantação de um centro de oncologia na cidade de Itapeva: "Até hoje não foi criado o centro oncológico, os hospitais estão com os serviços lotados", finalizou. (DA)

alesp