Notas de Plenário


23/04/2008 21:37

Compartilhar:


Adicional para aposentados



Edson Ferrarini (PTB) falou sobre a aposentadoria dos policiais civis e militares que, ao se tornarem inativos, perdem as gratificações ganhas em exercício. "A perda chega a R$ 1,2 mil, dependendo do cargo", salientou. Para o deputado, há desconsideração do governo para com o servidor público, embora a segurança pública do Estado esteja atuante e contribuindo para a redução da violência. "São recebidas diariamente cerca de 150 mil chamadas", frisou Ferrarini. Ele solicitou ao governador José Serra que estenda o adicional de exercício aos policiais inativos, como reconhecimento do trabalho prestado, pois "isto deve ser realizado com o funcionário vivo e não morto". (GF)



Dia do padroeiro



Ed Thomas (PSB) parabenizou a população de Santo Expedito pela comemoração do santo padroeiro da cidade de mesmo nome. "No último sábado, a cidade recebeu a visita de mais de 50 mil pessoas que foram homenagear o santo das causas justas e urgentes. Sinal de fé e devoção", frisou. De acordo com o deputado, a comitiva Nossa Senhora de Aparecida organizou desfile com 722 cavaleiros. "Vieram muitos turistas de toda a América Latina. O povo da cidade é muito acolhedor e tem coração grandioso". O município de Santo Expedito é o único que possui o nome do santo e o tem como padroeiro. Fica no oeste paulista, a 600km da capital. (GF)



Eventos em Osasco



Marcos Martins (PT) informou que a IV Semana do Tai Chi Chuan de Osasco vai até o próximo sábado. "A arte marcial interna chinesa ajuda as pessoas a cuidarem da saúde", salientou. No último dia, em que é comemorado o dia mundial do Tai Chi Chuan, haverá encontro no estacionamento da prefeitura, às 10h, horário em que também haverá reuniões em todos os países do mundo. Martins comunicou também que até domingo, 27/4, ocorre a Semana de Proteção Contra o Amianto. "Segunda-feira, 28/4, é o dia Internacional em Memória às Vítimas dos Acidentes e Doenças do Trabalho. Vale lembrar que o amianto mata mais de 100 mil pessoas no mundo por ano". (GF)



Disputa desonesta



Em relação ao tumulto ocorrido na Câmara Municipal de Suzano, em 16/4, durante a votação de comissão processante, para apurar possíveis irregularidades na administração do prefeito da cidade, Marcelo Cândido, o deputado José Candido (PT) salientou que, em ano eleitoral, a disputa partidária chega a ser desonesta . Durante a turbulência na câmara, foi usado aparato policial para conter os manifestantes, o que ele considerou um exagero. Nesta segunda-feira, 23/4, membros da cidade e líderes religiosos fizeram um ato em solidariedade ao prefeito. "Não dá para tolerar esta política de jogo baixo em Suzano", finalizou. (GF)



Calamidade pública



O bairro Parque Recanto Cocai foi abandonado pela prefeitura da cidade de São Paulo. De acordo com Carlos Giannazi (PSOL), que esteve no local no último feriado, as ruas do bairro são precárias, há esgoto a céu aberto e o caminhão de gás, as viaturas da polícia, ambulâncias e o transporte escolar não conseguem circular na região. Giannazi informou que a população do bairro pediu inúmeras vezes à subprefeitura da Capela do Socorro que pavimente as ruas e avenidas do bairro, mas nada foi feito. (ME)



Brigas de torcidas



Nos jogos de futebol, que ocorrem no Estado de São Paulo, muitas pessoas vão ao estádio para assistir ao espetáculo, mas muitas vão apenas para arrumar confusão e brigar. Conte Lopes (PTB) afirmou que é necessária a criação de uma lei que diminua a violência nos locais das partidas. Também disse que não pode haver brigas com a polícia e que, muitas vezes, os policiais militares prendem os agressores e, ao chegarem nas delegacias, os torcedores são liberados por alguns delegados como se nada tivesse ocorrido. "Acho que essas pessoas devem ser filmadas e responder criminalmente", protestou Lopes. (ME)



Proibição de pesca predatória



Em 8 de junho deste ano devem ser assinados três decretos que proíbem a pesca de arrasto de parelha e a deixará longe das ilhas e do litoral do Estado. Luís Carlos Gondim (PPS) aprova a iniciativa da Secretaria do Meio-Ambiente e do governo, mas acredita que a pesca esportiva e artesanal deva ser mantida. Gondim quer garantir o emprego dos caiçaras e o lazer daqueles que praticam "o segundo esporte do Brasil". Ele também questionou por que o Estado de São Paulo irá proibir todos os tipos de pesca, se o mundo inteiro não as proibe. (ME)



Pena é candidato pelo PV



Na última terça-feira, 22/4, o Partido Verde ratificou a candidatura de José Luiz Pena à prefeitura de São Paulo. Olímpio Gomes (PV) afirmou que esse comunicado fará com que as notícias plantadas, sobre o alinhamento de seu partido nas eleições municipais deste ano, não sejam mais veiculadas. "Venho tranqüilizar os verdes que se encontravam apreensivos por causa dessas especulações maldosas. Vamos lutar para ir ao 2º turno", afirmou. (ME)



Dia do Índio



o último dia 19, comemorou-se o Dia do Índio. José Augusto (PSDB) lembrou a data e a polêmica que está em torno dos conflitos da demarcação de terras. Para o deputado, os povos indígenas são vítimas do processo de civilização e perderam suas identidades. Para recuperá-las, segundo José Augusto, é necessário que o processo de demarcação das reversas indígenas seja agilizado. (ME)



Falta de patriotismo



O deputado Fernando Capez (PSDB) lamentou que não houve por parte dos meios de comunicação nenhuma menção sobre o dia 22 de abril, em que se comemoram 508 anos do descobrimento do nosso país, data essa que está esquecida. Disse o parlamentar que, no seu tempo de escola, "cantavam-se os Hinos Nacional e da Bandeira, havia patriotismo". Ele lembrou que a falta de patriotismo afasta os valores éticos, morais e espirituais. (SM)



Evitar os desastres ambientais



Cido Sério (PT) informou que a ONU lança o Ano internacional do planeta terra para América Latina e Caribe", na Câmara dos Deputados, em Brasília. Segundo Sério, dez temas científicos foram eleitos como prioritários para serem desenvolvidos: água subterrânea, desastres naturais, terra e saúde, entre outros. Para o parlamentar, é preciso que os governos se conscientizem de que é mais vantajoso investir milhões de dólares para evitar desastres naturais e ambientais do que consertar os estragos. Lembrou que está tramitando na Casa projeto de lei de sua autoria que institui o plano de governança sustentável em todos os órgãos das administração pública. (SM)



Só se fala em polícia



O deputado Conte Lopes (PTB) disse que na época que fazia parte da ROTA, as notícias policiais eram divulgadas pelos veículos Notícias Populares, Diário da Noite, e Jornal Nacional. Hoje em dia, segundo o deputado, mesmo de manhã, as TVs só transmitem ocorrências policiais. "Só se fala em polícia". Lamentou também que no caso Isabella, os réus tiveram oportunidade de se expressar na mídia por meia hora de forma mentirosa e a polícia, que faz as suas investigações e exerce o seu papel, esteja sendo atacada. Segundo, Conte na época da ROTA as coisas funcionavam. "Esperamos que a polícia dê um fim ao caso e coloco os verdadeiros culpados na cadeia", concluiu.



Dia de Luta



O deputado Marcos Martins (PT) informou que no dia 25/4 acontecerá o Dia de Luta, que vai mobilizar dois milhões de metalúrgicos de todo o Brasil. Disse que os metalúrgicos do Estado vão estar juntos nessa luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais. Segundo Martins, esse ato foi organizado por várias entidades, como a Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos. Informou que a indústria paulista criou 28 mil empregos só no primeiro trimestre deste ano, segundo a Fiesp.



Proteção ambiental



O deputado Antônio Mentor (PT) destacou a proposta que foi apresentada na Assembléia Legislativa com o objetivo de criar área de proteção ambiental em Ribeirão Colombo. Mentor disse que o curso d"água tem a sua nascente na cidade de Campinas, atravessa a cidade de Hortolândia, recebe afluentes de Paulínia, Sumaré e Nova Odessa, e que vai desaguar no Rio Piracicaba. Segundo o parlamentar, com o nível de poluição igual ou superior ao do rio Pinheiros, na Grande São Paulo, a intenção do projeto é criar condições para a recuperação daquela bacia, formadas por esses pequenos córregos, que deságuam no Ribeirão Colombo.

alesp