Assembléia inaugura galeria com exposição de fotos e pinturas históricas


12/03/2001 17:58

Compartilhar:


Nesta quarta-feira, 14/3, uma galeria de arte será inaugurada na Assembléia Legislativa. A galeria, que está situada na área antes ocupada pela agência da Nossa Caixa - Nosso Banco, vai ser inaugurada com a exposição de 15 telas e duas reproduções fotográficas.

"Nas primeiras décadas do século XX, o Legislativo paulista era bicameral, sendo composto pelo Senado e pela Câmara dos Deputados. Em nosso acervo, temos 8 telas de presidentes da Câmara dos Deputados e 7 telas de presidentes do Senado, pintadas, respectivamente, por Oscar Pereira da Silva e Valério Vieira", explica Dainis Karepovs, diretor da Divisão de Acervo Histórico da Assembléia Legislativa.

"Oscar é considerado um dos grandes pintores brasileiros, sendo suas obras mais conhecidas as de caráter histórico, como as que retratam as bandeiras e a primeira missa rezada em São Paulo, por exemplo. Suas telas estão expostas na Pinacoteca do Estado e no Museu do Ipiranga", conta Carlos Dias, curador da mostra e funcionário do Acervo Histórico. "Valério é conhecido como um dos principais fotógrafos do início do século na capital paulista, mas revela-se um pintor de qualidade, como podemos observar em suas telas pertencentes ao nosso acervo", completa.

Oscar Pereira da Silva nasceu em São Fidélis (RJ), em 1867. Aos 15 anos, ingressou na Imperial Academia de Belas Artes. Em reconhecimento ao seu talento, ganhou uma viagem para Paris em 1889, onde foi aluno de Léon Gerome e Bonnat.

Valério Octaviano Rodrigues Vieira nasceu em Angra dos Reis (RJ) em 1862. Também cursou a Imperial Academia de Belas Artes. Morou em Ouro Preto (MG) entre 1890 e 1893, onde se manteve trabalhando como fotógrafo e pintor, tendo se mudado para São Paulo em 1894. Em 1905, fez sua primeira fotografia panorâmica da capital paulista, com 11 metros de comprimento, que foi perdida. Outra panorâmica da cidade, no entanto, de 1922, foi preservada e restaurada pelo Museu da Imagem e do Som (MIS). Essa obra, que mede 14 m x 1,58 m, é a maior fotografia brasileira feita até hoje e uma reprodução dela, com cerca de 3 metros, faz parte da exposição na Assembléia.

Outra peça curiosa da exposição é o requerimento enviado por Vieira para a Assembléia pedindo recursos para finalizar a panorâmica. "Aqui, o fotógrafo explica seus motivos e o ineditismo de sua fotografia, requerendo o capital necessário para que esta pudesse ser exposta. Temos todo o processo, até os pareceres das comissões pertinentes, como a de Fazenda e Contas", acrescenta Karepovs.

"Também de Vieira, estamos expondo uma reprodução que se intitula '30 Valérios'. Nela, num magnífico trabalho fotográfico e de montagem, o artista colou 30 poses dele próprio. Esta montagem foi enviada para um concurso nos Estados Unidos, ficando com o segundo lugar. Do primeiro colocado, ninguém tem notícias", diz Carlos Dias.

alesp