Jornada Sexual do Homem


24/07/2003 16:16

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Pedro Tobias

O deputado estadual Pedro Tobias (PSDB) participou, sábado, 19/7, da solenidade de abertura da 2ª Jornada Sexual do Homem, realizada na sede da Associação Paulista de Medicina (Casa do Médico) de Bauru.

Em seu discurso, Tobias elogiou a iniciativa do Centro Laboratorial de Reprodução Humana Gestar na promoção do evento, que reuniu médicos urologistas, ginecologistas, psicólogos e de outras especialidades para debaterem temas como fertilidade e disfunção erétil. "Esse encontro é muito importante para trocar experiências. A medicina avança sem parar, e precisamos atuar com constância e humildade para a prestação de um atendimento de qualidade e humanizado", afirmou o deputado, que também atua como médico na área de mastologia.

O urologista Aguinaldo Nardi, um dos organizadores da Jornada, falou sobre os objetivos do evento. "Viemos discutir com especialistas de diversas áreas de saúde o que acontece com o homem em idade avançada - suas alterações hormonais e sexuais. Também vamos apresentar novos medicamentos no tratamento oral da disfunção erétil".

De acordo com um estudo recente feito pela professora doutora Carmina Abto, da USP, estima-se que, no Brasil, 46% dos homens entre 18 e 70 anos, apresentam algum tipo de disfunção sexual. Esse índice, segundo Nardi, é uma tendência mundial. Para reverter o quadro, o médico defende amplo investimento na melhoria da qualidade de vida.

O presidente da Associação Paulista de Medicina (APM) de Bauru, José Henrique de Oliveira Godoy, disse que a entidade se sentia honrada em sediar o encontro, já que eventos similares dificilmente são realizados na cidade. "Estimulamos os colegas médicos de diversas especialidades a oferecerem oportunidades dessa natureza".

Godoy ainda falou sobre a conquista do Hospital Estadual para Bauru e região. "Essa obra consolida a posição de Bauru como centro de referência médica, que já era representada pelo Centrinho e pelo Instituto Lauro de Souza Lima".

Membro efetivo da Comissão de Saúde e Higiene da Assembléia Legislativa de São Paulo, Pedro Tobias falou das dificuldades que o setor vem enfrentando em praticamente todo o país. Como exemplo, citou programas de grande alcance social que estão ameaçados pelo Ministério da Saúde, especialmente os de tratamento de catarata, próstata, varizes e diabetes. "Há cerca de dez dias, estivemos em Brasília para sensibilizar o ministro Humberto Costa sobre a necessidade da manutenção e ampliação desses programas. Estamos lutando junto ao Governo Federal pelo aumento da cota de atendimento médico do SUS no Estado", assinalou.

ptobias@al.sp.gov.br

alesp