Sushi, origami e multidão

Três dias de festas e cultura japonesa em São Paulo
22/07/2003 18:22

Compartilhar:


Da Redação

Com infra-estrutura (água, luz, comunicações etc.) independente da Assembléia Legislativa, começa sexta-feira, 25/7, às 12h, no estacionamento da Alesp, o VI Festival do Japão. São esperados 300 mil visitantes até domingo, 27, data do encerramento da festa que vai abrigar barraquinhas e estandes de gastronomia, oficina de artes e eventos especiais.

Em 2003, o festival retoma o seu maior objetivo: divulgar de forma ampla as diversas e ricas manifestações das várias regiões do arquipélago. Com 47 províncias, o país tem uma cultura marcada pela diversidade. São características e costumes particulares, que poderão ser vistos, por exemplo, nas comidas oferecidas. De pratos consagrados a iguarias nunca provadas pela maioria dos brasileiros, as receitas na festa seguem fórmulas originais, também para os conhecidos sushis, sashimis e yakissobas.

No palco, muita movimentação: só no dia de abertura, entre as 17h30 e 20h, estão programadas nove apresentações, com shows de música e de taiko (tambores). No sábado e domingo, entre as 10h e 20h, dezenas de grupos e artistas individuais ajudam a manter o ritmo da festa.

As oficinas de artes vão se ocupar de culinária japonesa, ikebana, origami e kirigami e artes marciais. Para os eventos especiais - comemoração dos 50 anos de Retomada da Imigração Japonesa e a Caravana para a Inauguração da Sede da Associação Hiroshima, por exemplo - estão convidadas autoridades brasileiras, japonesas e de outros países.

Anote

VI Festival do Japão

Sexta, 25/7, das 12h às 20h; sábado, 26, e domingo, 27, das 10h às 20h

Local: Estacionamento da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo

Av. Pedro Álvares Cabral, 201 - Ibirapuera

Entrada grátis

alesp