Secretário e deputados do RJ recebem documentos sobre aterro


18/04/2007 11:11

Compartilhar:


O secretário estadual do Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Minc, e os deputados estaduais cariocas pelo PPS André Corrêa e Comte Bittencourt, além dos deputados federais do partido pelo Estado Leandro Sampaio e Marina Magessi, receberam cópia de moção datada do dia 3/4 em que o deputado Luis Carlos Gondim (PPS), em nome da Frente Parlamentar contra a Implantação do Aterro Sanitário Regional no Distrito Industrial do Taboão, em Mogi das Cruzes, pede o apoio dos parlamentares e do secretário, alertando-os para o perigo que a instalação desse aterro pode representar para a população carioca.

Gondim explica que uma das implicações da instalação do aterro, a contaminação do aqüífero Taubaté, terá conseqüências sobre os afluentes do rio Paraíba do Sul, que é o principal daquele Estado. As principais cidades do Rio de Janeiro cortadas e abastecidas pelo rio são Volta Redonda, Barra Mansa, Resende, Petrópolis, Nova Friburgo, Itaperuna, Campos dos Goytacazes, Barra do Piraí, São Fidélis e São João da Barra.

O parlamentar encaminhou também cópias de reportagens publicadas pelos jornais do Alto Tietê e aguarda para os próximos dias a manifestação de seus companheiros de partido e também do secretário Minc. "Com o apoio desses deputados e do governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria do Meio Ambiente, nossa luta contra a instalação do aterro ganhará mais força", considera.

Vale do Paraíba

Se a contaminação do rio Paraíba do Sul atingir as cidades cariocas, será porque a população de dezenas de cidades do Vale do Paraíba já estará sofrendo com a poluição das águas do rio e de seus afluentes. As cidades do Vale do Paraíba cortadas pelo Paraíba do Sul e seus afluentes são Santa Branca, Guararema, Jacareí, Igaratá, São José dos Campos, Taubaté, Pindamonhangaba, Guaratinguetá, Lorena, Piquete, Cruzeiro, Lavrinhas, Queluz, Cachoeira Paulista e Tremembé. A assessoria do deputado Gondim já está mantendo contato com os prefeitos desses municípios para arregimentar apoio.

Rio Paraíba do Sul

A bacia do rio Paraíba do Sul encontra-se em território quase completamente antrópico, com a Mata Atlântica original restrita a parques e reservas florestais. O próprio rio tem seu curso marcado por sucessivas represas, destinadas à provisão de água para consumo humano nas cidades do Vale do Paraíba e municípios do Rio de Janeiro. Suas águas também são utilizadas para abastecimento industrial e preservação da flora e da fauna.

O rio Paraíba do Sul é formado na confluência dos rios Paraitinga e Paraibuna, tendo um percurso total de 1.150 quilômetros, desde a nascente do rio Paraitinga, no município de Areias (SP), até a foz no oceano Atlântico, em São João da Barra (RJ). Seus principais afluentes são os rios Jaguari, Piraí, Paraibuna Mineiro, Piabanha, Dois Rios, Pirapetinga, Pomba e Muriaé. Estes dois últimos são os maiores e deságuam, respectivamente, a 140 e a 50 quilômetros da foz.

lcgondim@al.sp.gov.br

alesp