Deputado defende atendimento humanizado na Saúde


20/04/2004 18:23

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Pedro Tobias

Em palestra proferida no dia 17/4, no Hospital Estadual Dr. Arnaldo Prado Curvêllo, em Bauru, o médico e deputado Pedro Tobias (PSDB) defendeu o atendimento humanizado aos pacientes assistidos no sistema de saúde pública. "Tratem o paciente como alguém de sua própria família", disse para cerca de 230 alunos dos cursos de enfermagem de Bauru e região que participaram do encerramento do 1º Simpósio de Enfermagem em Cardiologia.

Convidado especial do evento, Tobias abordou o tema "Atuação Parlamentar na Saúde", contando sua experiência como parlamentar e membro da Comissão da Saúde e Higiene na Assembléia Legislativa de São Paulo.

Durante a palestra, o deputado destacou três pontos fundamentais de sua atuação na Assembléia. O primeiro diz respeito ao papel de legislador. "Todos os projetos de lei da área da Saúde passam pela comissão para avaliação técnica", explicou. Sobre as audiências públicas realizadas constantemente pela comissão, afirmou que "a sociedade precisa participar de eventos desta natureza, pois o debate enriquece ae discussão e, conseqüentemente, a solução conjunta para os problemas que ainda afligem o sistema de saúde pública".

Ele também ressaltou a importância da fiscalização da aplicação do dinheiro público. "Todos nós, como cidadãos, temos o direito e o dever de cobrar isso."

Sobre as Organizações Sociais de Saúde, que atualmente administram 16 hospitais paulistas, entre eles o Hospital Estadual Bauru, o deputado elogiou esse novo modelo de gestão implantado em 1998. "São contratos nos quais o governo do Estado paga todas as despesas e o atendimento é gratuito e de qualidade. Como exemplo podemos citar este complexo hospitalar, que, desde sua inauguração, em novembro de 2002, vem superando a expectativa de atendimento", destacou.

Ele lembrou de sua luta para viabilizar a conclusão do Hospital Estadual Bauru, cujas obras ficaram paralisadas por quase dez anos, e hoje atende gratuitamente pacientes de 38 municípios da região. "Este sonho se transformou em realidade de grande alcance social, graças ao investimento do governo do Estado", finalizou.

ptobias@al.sp.gov.br

alesp