Protesto contra fechamento de posto fiscal em São Vicente


23/11/2005 14:54

Compartilhar:


O deputado Fausto Figueira (PT) protestou, em pronunciamento no plenário da Assembléia Legislativa, terça-feira, 22/11, contra o fechamento por parte do Governo do Estado do Posto Fiscal da Secretaria da Fazenda, no Parque Bitaru, em São Vicente, na Região da Baixada Santista. "O posto existe há 50 anos e, de uma hora para outra, foi fechado sem aviso prévio. Isso não poderia ter acontecido de maneira nenhuma", disse Figueira, que também é 1º secretário da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa.

O deputado lembra que o fechamento do posto fiscal "vai na contramão da idéia de descentralização, que facilita o acesso dos comerciantes à Secretaria da Fazenda, e penaliza a cidade de São Vicente. O número de estabelecimentos comerciais saltou no período de 3.500 para 8.500, o que demonstra o acentuado crescimento da economia local. Agora, a cidade sofre com a barbaridade do fechamento do posto sem qualquer consulta à população interessada", afirmou.

Figueira está solicitando audiência com o secretário da Fazenda, Eduardo Refinetti Guardia, em nome da Associação Comercial e Industrial de São Vicente, da Associação das Empresas de Serviços Contábeis, da Federação das Associações Comerciais do Estado, da Câmara de Dirigentes Lojistas, vereadores e da Prefeitura local para pedir a reabertura do Posto. "É minha obrigação, como deputado da região da Baixada Santista, lutar pelo restabelecimento desse serviço em São Vicente", acrescenta.

O deputado diz ainda que o vice-prefeito da cidade ficou contrariado com a medida adotada pela Secretaria da Fazenda. "Falei com o vice-prefeito de São Vicente, Paulo de Souza, que é do PSDB e está absolutamente inconformado com essa medida tomada pelo governo tucano. Mas vamos lutar para reverter essa barbaridade que se faz contra a cidade de São Vicente", diz Figueira.

Caso a medida adotada pelo Governo Alckmin não seja revertida, obrigará os empresários a buscar os serviços do posto de Santos, aumentando os custos e prazos de abertura de novas firmas, entre outros problemas.



fausto@faustofigueira.com.br

alesp