Ampliação da segurança aos passageiros de ônibus


22/12/2003 16:14

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Amary

A deputada Maria Lúcia Amary (PSDB), preocupada com a falta de segurança nos ônibus da Viação Cometa, empresa que mantém com exclusividade o direito de explorar a ligação entre as cidades de São Paulo e Sorocaba, cobrou das instituições envolvidas uma solução para o problema. No dia 2/12, aconteceu a primeira reunião de trabalho, na sala da Administração do Terminal de Embarque/Desembarque da Barra Funda, na capital.

Estiveram reunidas as seguintes autoridades: Capitão Rodnei Costa E. Santo, titular da 2ª Cia. do 23º BPM; Capitão Carlos Alberto, comandante da 4ª Cia. do 1º BPM; Celso Damasceno, Delegado de Polícia do 23ª DP - Polícia Civil da Capital; Antonino Alibrando, gerente de operações da Socicam, empresa responsável pela Administração dos Terminais Barra Funda e Tietê; Paulo Corrêa, Gerente da Viação Cometa; Décio Miguel Freitas, Diretor de Operações da Socicam; Antonio de Salvo, Diretor Presidente da ADS Assessoria de Comunicações; Ivan Comodaro, Superintendente da Viação Cometa; Robson Rodrigues, Presidente do Sindicato das Empresas do Transporte do Estado de São Paulo; João Gustavo Haenel Filho, Diretor Regional da Socicam; Luiz Thadeu Brandão da Assessoria da Artesp; Marco Antonio Assalve da Assessoria da Artesp.

As sugestões levantadas foram, dentre outras, a instalação de detector de metais no acesso dos passageiros ao interior dos ônibus nos terminais de embarque; criação do cargo de agente de plataforma para a Polícia Militar para que todo terminal tenha um profissional apto, conforme a legislação em vigor, a abrir e fiscalizar não apenas a bagagem, como também o passageiro; instalação de serviço de câmeras dentro do terminal; construção de locais de embarque de passageiros fora dos terminais, ao longo da rodovia ou na cidade de São Paulo, devidamente idealizado pela Artesp; prática de um código de luz a ser dado pelo motorista do ônibus que possa ser interpretado pela Polícia quando houver problema; mudança da estrutura física do embarque da bagagem dos passageiros criando um mecanismo parecido com o existente nos aeroportos; fotografar o passageiro que vai embarcar, uma atitude comum em edifícios de condomínios da Capital, no acesso ao embarque; ampliar o serviço da Delegacia do Metropolitano para todo o Terminal Barra Funda e não apenas para ocorrências relacionadas ao Metrô como ocorre atualmente.

A deputada Maria Lúcia Amary entende que "mais importante do que elaborar um projeto de lei é a discussão em torno do problema para que o projeto tenha consistência e, caso aprovado, não vire uma das leis inócuas que existem em nosso país".

mlamary@al.sp.gov.br

alesp