Petrobras tem projeto para reduzir enxofre na gasolina


14/09/2005 19:14

Compartilhar:


O programa de modernização de produção de combustível da Petrobras, exposto durante audiência pública na terça-feira, 13/9, em Cubatão, foi elogiado pelo 1º secretário da Assembléia, Fausto Figueira (PT). O Programa Carteira de Gasolina da Petrobras/Refinaria Presidente Bernardes " Cubatão, que visa produzir gasolina com baixo teor de enxofre, tem como objetivo atender às especificações de gasolina automotiva previstas pela Agência Nacional de Petróleo para 2009, e à Resolução 315/02 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), além de manter a gasolina Petrobras competitiva no mercado internacional.

"A Petrobras vai investir cerca de R$ 9 bilhões na modernização das suas refinarias, e Cubatão receberá um investimento de cerca de R$ 660 milhões. É possível compatibilizarmos desenvolvimento com meio ambiente, a exemplo da nossa moderna Petrobras, com a redução de 95% da emissão de enxofre, um dado extremamente importante na questão da saúde pública. A empresa dá um exemplo para todas as indústrias, mostrando que o desenvolvimento e a questão ambiental são compatíveis", afirmou o deputado.

A audiência pública serviu para cumprir as exigências do processo de licenciamento ambiental do projeto. Durante o encontro, houve manifestações de apoio da sociedade local e de sindicatos. "Vale ressaltar a importância da equipe da refinaria, que promoveu um amplo processo de debate e esclarecimentos do empreendimento junto à população, sanando dúvidas e colhendo subsídios para aperfeiçoamento da proposta técnica", elogiou o parlamentar.

O programa tem início previsto para junho de 2006 e deve gerar aproximadamente 1.200 empregos diretos e três mil indiretos até 2008. As vagas serão ocupadas, preferencialmente, por mão-de-obra da região, qualificada no ano passado por meio de um programa de qualificação profissional da empresa, em parceria com o Senai de Cubatão.



ffigueira@al.sp.gov.br

alesp