Secretário pede sanção do PL que prevê análise de areia


27/04/2009 18:29

Compartilhar:


O 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Carlinhos Almeida (PT), fez um apelo ao governador José Serra em pronunciamento da tribuna da Casa nesta segunda-feira, 27/4, para que sancione o Projeto de Lei 130/2008, de sua autoria, que determina à Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental - Cetesb que realize análise da areia de praias litorâneas, de rios e represas do Estado de São Paulo. "Apelo ao governador José Serra que sancione o projeto, porque o Estado de São Paulo criará um mecanismo moderno, de vanguarda, de proteção da saúde da população", disse.

O 1º secretário lembrou que a Cetesb já realiza os estudos quanto à qualidade da água incluídos no Programa de Monitoramento das Praias. De acordo com o seu projeto, os dados da qualidade da areia das praias obtidos a partir das análises serão divulgados em boletins e em relatórios anuais publicados na página da Internet da Cetesb . A Companhia também terá que sinalizar as praias ou trechos indicando a condição da areia, a exemplo do que já faz hoje para informar se a água está própria para banho.

"As bandeiras, já bastante conhecidas, mostram a situação da água das praias. Mas não existe nenhuma avaliação sobre a situação da areia. E a areia, como disse o deputado Luciano Batista (PSB), quando nós discutimos o projeto, é a parte da praia mais frequentada do que a própria água. Nem todo o mundo que vai à praia chega à água, mas todos passam ou ficam na areia", acrescentou. Nestes locais, segundo ele, "há uma série de micro-organismos que chegaram lá por meio de fezes de animais, esgotos ou lixo, e que podem causar transmissão de doenças para as pessoas, especialmente às crianças".

carlinhos@carlinhos.org.br

alesp