Semana do Ácido Fólico começa na segunda-feira


02/10/2009 17:43

Compartilhar:


A importância de as mulheres consumirem ácido fólico, um derivado da vitamina do complexo B, aumenta na gravidez. O consumo diário de 0,4 mg de ácido fólico nesse período reduz de 50 a 70% o índice de malformação congênita.

O tema será abordado de 5 a 8/10 na Assembleia Legislativa de São Paulo durante a Semana de conscientização sobre a importância do ácido fólico, por iniciativa do médico ginecologista e deputado estadual Luiz Carlos Gondim (PPS). "Precisamos conscientizar as mulheres, principalmente as gestantes, sobre a importância do ácido fólico na prevenção da anemia, doenças cardiovasculares e anomalias congênitas", explicou Gondim.

Além de palestras com requisitados profissionais da área da saúde, que serão realizadas na Assembleia Legislativa no dia 5/10, a partir das 18h, ações de divulgação e conscientização sobre o uso do ácido fólico serão feitas em diversos pontos da capital paulista e de outras cidades como Mogi das Cruzes, no Alto Tietê.

Entre os assuntos abordados está a alimentação enriquecida com vitaminas B9 e B12, essenciais no combate à malformação congênita, encontradas no espinafre, feijão branco, brócolis, lentilha, entre outros alimentos.

A necessidade de uma dosagem maior do ácido fólico em mulheres que utilizam outros medicamentos para controlar a convulsão, transtornos bipolares e a depressão, será abordada pela neurologista Elza Yacubian.



lcgondim@al.sp.gov.br

alesp