Da Tribuna


01/06/2010 19:29

Compartilhar:


Constrangimento



Olimpio Gomes (PDT) lamentou não ter participado da reunião entre sindicalistas e representantes da Secretaria de Energia do Estado em 31/5. De acordo com ele, os seguranças o impediram de acessar o prédio da Secretaria para acompanhar a reunião junto aos trabalhadores. "Foi um ato de constrangimento e de vergonha para qualquer órgão público", declarou. Gomes relembrou a existência de um decreto, aprovado em 6/5/2009, que garante o ingresso de deputados devidamente identificados em qualquer dependência pública sem restrições de acesso. (NS)



Políticas de prevenção



Edson Ferrarini (PTB) falou sobre a reportagem publicada na revista Veja desta semana sobre os problemas causados pela dependência do crack. De acordo com a reportagem, existem aproximadamente 600 mil pessoas viciadas no país. O parlamentar defendeu que a Secretaria da Educação faça um plano para preparar os professores a respeito do assunto e alertar os alunos sobre os perigos das drogas. "Falta preparo dos professores e dos alunos para dizer não às drogas", declarou. Para Ferrarini, faltam também políticas de prevenção por parte dos órgãos estaduais de todo o país. (NS)



Ataque internacional



Pedro Tobias (PSDB) criticou os ataques das tropas de Israel, em águas internacionais, aos navios de ajuda humanitária aos palestinos da faixa de Gaza. O deputado parabenizou a posição do presidente Lula de condenar os ataques perante a mídia internacional. Tobias também falou a respeito do aeroporto da cidade de Bauru, inaugurado há quatro anos. De acordo com o parlamentar, o aeroporto está sem equipamentos autorizados há dois anos por falta de fiscalização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). (NS)



Não se pode prejulgar



Olímpio Gomes (PDT) leu ofício do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Cidade Ademar, bairro da capital paulista, em apoio ao tenente-coronel Gerson Miranda e ao capitão Alexander Bento, afastados de seus cargos após policiais da 3ª Companhia do 22º Batalhão da Polícia Militar serem acusados da morte do motoboy Alexandre Menezes dos Santos. "Infelizmente, o governo estadual, despreparado e perdido, está obrigando a Secretaria da Segurança Pública a tomar medidas absurdas contra os comandantes citados. Não se pode prejulgar: é necessária uma minuciosa investigação e análise para se chegar à conclusão sobre quem são os culpados".(BA)



Trabalho importante



Edmir Chedid (DEM) elogiou o trabalho dos servidores públicos do Estado do Executivo, Legislativo e Judiciário. Deu como exemplo a atuação do delegado seccional de Bragança Paulista, Fernão Dias Leme, que, segundo o parlamentar, pela determinação e dedicação, tem diminuído os índices de criminalidade no município. "Os servidores têm feito um trabalho importante para o Estado, mas, infelizmente, muitas vezes não são remunerados como deveriam, por falta de verba ou devido à Lei de Responsabilidade Fiscal", declarou.



Prazer enganoso



"Promovi recentemente o Movimento pelas Famílias contra as Drogas, evento em que os participantes soltaram balões com mensagens contra a propaganda enganosa que é o elogio à maconha", disse Edson Ferrarini (PTB). O parlamentar sustenta que a mídia só dá espaço para matérias favoráveis ao consumo da maconha, "como a Marcha da Maconha e o apoio de FHC à discriminalização das drogas, entre outras". Citou uma matéria da revista Veja São Paulo sobre o avanço do consumo do crack entre os jovens e mais uma vez afirmou que a maconha é o início dessa "triste" caminhada.(BA)



Justiça sem dor



O deputado José Bruno (DEM) elogiou a iniciativa do Tribunal de Justiça de São Paulo na implantação do método "Justiça sem Dor", que consiste em diminuir o número de oitivas de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de crimes sexuais ou de maus-tratos. O deputado comentou que cada criança é ouvida até 9 vezes por diferentes autoridades num processo que ele chamou de revitimização, ao expor as crianças a novos constrangimentos. Bruno, que é o presidente da CPI da Pedofilia, apelou ao governador Goldman pela aprovação desse trabalho em todo o Estado. (JM)



Chacareiros, Sabesp e Guarapiranga



O deputado Donisete Braga (PT) participou nesta terça-feira, 1º/6, de reunião em Jundiapeba, para ouvir a reivindicação de chacareiros quanto à posse das terras em que plantam hortifrutigrangeiros e que constituem o cinturão verde da cidade de São Paulo. Donisete falou da iniciativa do governo federal de, através do projeto "Minha casa, minha vida", construir moradias que atendam a necessidade dos chacareiros e que os mantenham na região do Alto Tietê, importante produtora de água. O deputado reclamou também das tarifas cobradas pela Sabesp, mesmo em casas que estão fechadas, e cobrou do governo estadual o cumprimento da legislação aprovada pela Assembleia para a represa Guarapiranga. (JM)

alesp