Lançamento da Frente pela reforma urbana acontece nesta quinta


10/08/2011 18:41

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/ConviteReformaUrbana.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Sob a coordenação do deputado Beto Tricoli, acontece nesta quinta-feira, 11/8, às 10h, no auditório Paulo Kobayashi, o lançamento da Frente Parlamentar pela Reforma Urbana e pela Cooperação Regional.

A difícil e histórica tarefa de implementar a Reforma Urbana e de garantir o direito à cidade no Brasil não é responsabilidade exclusiva do governo federal, mas de todas as forças políticas comprometidas com um novo modo de governar. Movimentos sociais, entidades empresariais, profissionais e sindicais, organizações não governamentais, universidades, governos estaduais e municipais, parlamentares e lideranças políticas, em todos os níveis têm um papel ativo a cumprir. Na perspectiva de contribuir na construção de uma nova política para as cidades, foi criada a Frente pela Reforma Urbana.

A Frente deve atuar como espaço suprapartidário multidisciplinar e tem o compromisso de lutar pela implantação de gestão pública moderna e eficiente nos municípios do Estado de forma planejada e democrática, pelo estabelecimento da função social da cidade, do direito aos serviços e equipamentos públicos pelo bem-estar coletivo e sustentável, habitação digna, saneamento ambiental, acessibilidade e transporte urbano de qualidade. A cooperação regional deve prevalecer para o enfrentamento de problemas que ultrapassam a competência e possibilidade de solução local ou municipal - estrutura viária, transporte coletivo, água, esgoto, drenagem... " são assuntos que muitas vezes ultrapassam os limites do município.

A Frente deve lutar para construir mecanismos institucionais de âmbito regional que venham a auxiliar na solução desses problemas comuns.

alesp