Aprovada lei que viabiliza plantão de hospitais veterinários


25/04/2008 11:07

Compartilhar:


A Assembléia Legislativa aprovou o Projeto de Lei Complementar 14/2005, que trata de alterações no regime de plantão de funcionários públicos com atividades ligadas às áreas médica, odontológica e veterinária, especialmente da remuneração dos profissionais, entre outros temas. Por iniciativa do deputado Roberto Engler (PSDB), o PLC, que é de autoria do Poder Executivo e estava parado desde março de 2006, foi à votação em pouco mais de uma semana. Engler é professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da Universidade de São Paulo (USP).

O parlamentar esteve reunido com uma comitiva da Unesp que enfatizou a importância da aprovação do projeto para o ensino da medicina veterinária. "Ficou claro que, para a manutenção das atividades de educação, pesquisa e extensão universitária dos hospitais veterinários dos campi, a lei é fundamental. Os plantões tiveram de ser cortados pela reitoria da Unesp pela falta dessa regulação, e isso prejudica alunos, professores e animais que necessitam de tratamento", diz Engler.

A partir desse encontro, o parlamentar "desengavetou" o projeto e o colocou em discussão, passando a acompanhar o andamento da matéria. "Conversamos com todos, desde a bancada do PSDB até a do PT", relata Engler. "Para nossa felicidade e de todos os amigos da universidade, a articulação foi rápida e surtiu efeito."

Para o diretor da FCAV, Raul José Silva Gírio, o retorno dos plantões trará ganhos na qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão, além de beneficiar a comunidade. "O bom funcionamento de um hospital-escola passa pelo plantão. Sem ele, o aluno não acompanha o andamento do estado do animal tratado", ele explica.



rengler@al.sp.gov.br

alesp