Festival de natação reúne mais de 400 portadores de necessidades especiais


23/04/2008 10:59

Compartilhar:


O deputado Luciano Batista (PSB) participou no último sábado, 19/4, do 2° Festival de Natação Especial, realizado pelo Sest/Senat, de Santos, em parceria com a Universidade Santa Cecília de Santos (Unisanta). Durante o evento, foi inaugurado o aquecimento da piscina olímpica no local e foi firmado um convênio para que os atletas da instituição se tornem professores de natação das crianças de São Vicente, que serão atendidas gratuitamente no local.

Cerca de 400 portadores de necessidades especiais, ligados a associações e organizações não-governamentais de toda a Baixada Santista, participaram do festival.

"Todos os participantes demonstraram muito esforço e dedicação para cruzar a piscina, em uma manhã de muita diversão", destacou Batista. "Isso mostra a importância do esporte como ferramenta de integração da sociedade".

As provas foram as primeiras realizadas com a piscina aquecida, fator essencial para que o Sest/Senat recebesse equipes de elite da natação de triathlon.

"Fizemos todo o esforço para que os atletas fossem para o Sest/Senat. Seria uma grande perda se deixassem a Baixada Santista por falta de piscina" enfatizou o deputado.

Para que os atletas pudessem treinar, Batista conseguiu que a instalação de aquecedores fosse feita pelo Sest/Senat. Além disso, o convênio assinado com a prefeitura durante o evento, permitirá que a escola conte com a supervisão de alguns dos melhores atletas do mundo.

O deputado alerta que o fechamento da piscina olímpica da Academia Krato, no ano passado, atletas mundialmente reconhecidos, como Poliana Okimoto, prata no Panamericano do Rio de Janeiro; e Paulo Miyasiro, campeão do Troféu Brasil de Triathlon, poderiam ficar sem local de treinos na região, sendo obrigados a treinar em outras cidades.

lbatista@al.sp.gov.br

alesp