Movimento pela Unidade é tema de pronunciamento em plenário


22/04/2004 15:44

Compartilhar:


Da assessoria do deputado José Caldini Crespo

O deputado José Caldini Crespo (PFL), 2.º secretário da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa, discorreu a respeito do Movimento Político pela Unidade (MPU) na tarde desta terça-feira, 20/4, no Plenário Juscelino Kubitschek de Oliveira. O parlamentar falou sobre as reuniões mensais do MPU que têm ocorrido na Casa e leu o texto discutido na última reunião, realizada no dia 14 deste mês.

Crespo lembrou que as origens do MPU estão no Movimento dos Focolares, definido por ele como "obra espiritual ecumênica", criada ao final da 2.ª Grande Guerra e dirigida até hoje por Chiara Lubich. "Com o Movimento Político pela Unidade estamos buscando desenvolver um trabalho sinérgico, fraterno e integrado entre todos os deputados, de todos os partidos", disse o parlamentar.

O texto lido por Crespo, de autoria do italiano Antonio Maria Baggio, trata do Amor na Política, "unindo dois conceitos aparentemente discrepantes", segundo o deputado. Para Baggio, o amor deve estar presente na vida dos políticos, nas escolhas que fazem e nas prioridades que estabelecem para sua ação política. Ao voltar sua atenção para os mais fracos, ao ver as crises como novas oportunidades e ao saber lidar com a diversidade dos papéis e das idéias, o político estaria agindo com amor, estaria sentindo a presença de Deus ou - para os que nele possuem um referencial religioso - estaria deixando agir a voz da sua própria consciência.

Mais produtivo

Para Crespo, o debate proporcionado pelas reuniões do MPU - que congregam deputados de diferentes ideologias e credos, e ainda os que não seguem nenhuma religião - podem ajudar a transformar o Legislativo paulista "num ambiente cada vez menos dissimulado e mais produtivo".

Ao final de seu pronunciamento, o parlamentar convidou, mais uma vez, todos os deputados e também os funcionários da Casa a participarem da próxima reunião do MPU, que ocorrerá no dia 12 de maio, das 13h30 às 14h30, no Salão dos Quadros. As reuniões são realizadas nas segundas quartas-feiras de cada mês, sempre no mesmo horário e local.

jccrespo@al.sp.gov.br

alesp