Estudo da Nossa Caixa conclui que Crédito Educativo Estadual é viável


08/12/2003 15:42

Compartilhar:


Da Assessoria do deputado José Caldini Crespo

A diretoria de produtos do banco Nossa Caixa concluiu que a implantação do sistema de Crédito Educativo Estadual é viável, tanto do ponto de vista financeiro, quanto bancário. Proposto pelo deputado José Caldini Crespo (PFL), 2º secretário da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa, por projeto de lei, o sistema foi instituído pelo governador Geraldo Alckmin após a sanção da Lei 11.038/2002, mas ainda aguarda regulamentação.

A informação da viabilidade do sistema foi transmitida ao deputado Crespo na última quarta-feira, 3/12, pelo diretor de produtos do banco, Jorge Luiz Ávila da Silva, e por Valter Mori, gerente do departamento de Desenvolvimento e Administração de Produtos e Serviços, durante reunião no gabinete da 2ª Secretaria. A constatação é resultado de um trabalho realizado pelo banco a partir de uma determinação direta do governador Geraldo Alckmin, feita durante um encontro com o deputado Crespo, no Palácio dos Bandeirantes, no início de setembro. À época, entre outros temas, o deputado abordou a necessidade da regulamentação da Lei 11.038, para que o Crédito Educativo Estadual pudesse ser disponibilizado aos estudantes.

Na presença de Crespo o governador telefonou para o presidente do banco Nossa Caixa, determinando a realização de estudos detalhados da viabilidade do sistema. Técnicos da instituição estudaram o assunto e estiveram em Porto Alegre (RS), onde já funciona um sistema de financiamento estudantil semelhante ao que se pretende ver funcionando em São Paulo.

Após os levantamentos, os técnicos concluíram pela viabilidade do sistema previsto na Lei 11.038. Com base nas informações da direção do banco Nossa Caixa, o deputado Crespo pretende agora agendar, para as próximas semanas, uma audiência com o secretário estadual da Educação, Gabriel Chalita, e representantes da Nossa Caixa para avançar na questão, envolvendo aquela Secretaria no processo.

Posteriormente, a intenção é procurar novamente o governador Geraldo Alckmin para apresentar-lhe o resultado do trabalho da direção do banco, o envolvimento da Secretaria da Educação e solicitar-lhe a regulamentação do sistema.

jccrespo@al.sp.gov.br

alesp