Implantação de Poupatempo na Hospedaria dos Imigrantes


09/12/2003 15:52

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Prandi

A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) está propondo a implantação de um posto do Poupatempo no prédio da Hospedaria dos Imigrantes. A sugestão está sendo encaminhada diretamente ao governador Geraldo Alckmin, por meio de ofício e de indicação protocolada na Assembléia Legislativa.

De acordo com a parlamentar, a iniciativa permitirá a revitalização desse importante patrimônio arquitetônico, que poderá abrigar ainda um museu sobre a imigração e um espaço para eventos culturais.

"Construída no início do século XX, a Hospedaria dos Imigrantes recebeu a maioria dos 2,5 milhões de imigrantes que desembarcaram no Porto de Santos naquele período. Implantar ali o Poupatempo é uma forma de garantir a restauração da edificação, aliando a modernidade ao resgate de um capítulo importante de nossa história", defende Prandi.

Em 1998, o imóvel foi repassado pelo Governo estadual ao Sindicato do Comércio Varejista. Este não conseguiu levantar os recursos necessários para restaurar a edificação e implantar ali um centro de convenções. A entidade devolveu o imóvel ao Estado em agosto do ano passado.

Desde o primeiro semestre de 2001, a parlamentar vem pressionando o Governo do Estado em defesa da implantação do Poupatempo na Baixada Santista. Prandi obteve como resposta que técnicos da Secretaria Estadual de Governo e Gestão Estratégia já haviam vistoriado mais de duas dezenas de imóveis e que nenhum deles reunia os requisitos necessários para abrigar o Poupatempo.

A parlamentar defende que o equipamento seja instalado na Hospedaria dos Imigrantes. Nos documentos enviados ao governador, ela relata que há quase quatro anos arrastam-se estudos técnicos para instalação da unidade na região. E questiona se na hipótese de não surgir nenhum setor da iniciativa privada disposto a implantar o posto, a Baixada continuará órfã desse importante serviço?"

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp