Álcool pode ajudar a combater aumentos nos preços da gasolina

Coordenador da Frente pela Energia Renovável defendeu o uso do "combustível brasileiro"
10/04/2002 17:14

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O coordenador da Frente Parlamentar pela Energia Limpa e Renovável, deputado Arnaldo Jardim (PPS), defendeu em pronunciamento no plenário da Assembléia Legislativa o crescimento do uso de carros a álcool como medida para combater os constantes aumentos no preço da gasolina.

O deputado também criticou o presidente Fernando Henrique Cardoso por seu comportamento oportunista diante da crise. "Meses atrás, FHC veio a público para anunciar, entusiasmado, grande queda nos preços dos combustíveis, que não ocorreu. Agora que a população aguarda um posicionamento sobre a alta nos combustíveis, ele se mantém em silêncio", afirmou.

Jardim denunciou ainda a falta de critérios na desregulamentação no setor, que culminou com a abertura às importações desde 1º de janeiro deste ano. "Essa medida, que deveria incrementar saudavelmente a concorrência para reduzir os preços nas bombas, aumentou a vulnerabilidade do Brasil perante as crises internacionais", disse.

Arnaldo Jardim ressaltou que o Brasil é privilegiado por possuir a alternativa do carro a álcool. "Infelizmente, hoje, apenas 5% da frota brasileira é abastecida com álcool, percentual que já chegou a ser de 30%, sendo que, em 1989, 90% dos carros vendidos eram movidos por esse combustível", ele lembrou. O deputado destacou que há atualmente aumento na procura por carros a álcool, cujas vendas passaram de 3.482 veículos em 2001 para 8.553 em 2002. "Precisamos incrementar o uso do álcool como alternativa, pois é um combustível brasileiro que emprega milhares de trabalhadores em nossos campos, é mais barato e, além disso, polui menos o meio ambiente", finalizou.

alesp