Descobrindo a política

PARLAMENTO JOVEM
19/11/2004 18:28

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Rafael - Ori.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O tratamento dos resíduos de matéria orgânica para uso como fertilizante demonstra, de um lado, uma consciência ambiental e, de outro, um senso de economia. Segundo o jovem parlamentar Rafael Nixon Pereira Marques, 13 anos, do Partido da Agricultura, o composto orgânico não polui os lençóis freáticos e é um substituto mais barato aos adubos sintéticos e bioquímicos, razão que o levou a apresentar o Projeto de Lei 5/2004, sobre o assunto. Rafael, da E.E. Prof. Cícero Usberti, também é prefeito mirim do município de Valentim Gentil.

Na cidade, a cada dois anos são eleitos prefeito, vice-prefeito e 10 vereadores mirins. Durante seus mandatos, os mirins acompanham os titulares, respondem simbolicamente pelas funções do cargo e ainda dão sugestões à administração do município.

Rafael tem intimidade com a política: seu pai foi presidente da Câmara Municipal de Indiaporã, cidade vizinha de Valentim Gentil. Ele mesmo foi representante de classe em sua escola e também é presidente do grêmio e, agora, prefeito e deputado.

Para ele, tais iniciativas como a do Parlamento Jovem são incentivos aos jovens a adquirir experiência em contato com autoridades e aprender como funciona a administração pública. Rafael, que confia nos processos eleitorais e acredita que são muito eficientes, acha que a importância da democracia está na liberdade de "cada cidadão poder escolher seu representante junto às instituições, independente de raça ou credo."

alesp