Notas de Plenário


08/10/2008 21:26

Compartilhar:


Boas escolhas



Dirigindo-se aos estudantes presentes nas galerias, Pedro Tobias (PSDB) discorreu sobre a importância das eleições municipais, que indicam os "gerentes" da cidade. A escolha, segundo o deputado, deve ser além da simpatia, pois devem ser analisados a competência e o currículo do candidato. "Alguém que nunca trabalhou, que nunca acertou sua vida não pode ser um bom administrador", disse, lembrando que "se alguém for eleito e não for bom, serão quatro anos de má gestão". (MF)



Preservando a memória



O deputado Marcos Martins (PT) comemorou o reconhecimento, pelo Senado Federal, da profissão de restaurador. Martins, que é autor de projeto de lei, em tramitação na Alesp, que versa sobre a criação de uma escola superior de restauração no Estado, lembra a importância de se resgatar o patrimônio cultural. "São poucas as pessoas e empresas que fazem esse tipo de serviço", comentou. (LP)



Pela negociação



"Acredito ser um dos deputados que mais vezes se elegeu nesta Casa de Leis e sempre tive a preocupação de me manter próximo dos movimentos sociais", declarou Mauro Bragato (PSDB). O parlamentar, que tem mantido contado com o secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo, sobre a situação dos policiais civis acredita que o melhor caminho para valorizar o funcionalismo é a negociação. (LP)



Impasse



O deputado Olimpio Gomes (PV) voltou a falar sobre a veiculação de suposta interrupção, por 48 horas, da greve dos policiais civis. O major ressaltou que 16 associações representativas da categoria são contra essa trégua. "O papel da Assembléia nesse caso deve ir além de mero mediador. A questão é aguda e o governo continua tratando-a de forma irresponsável e incompetente." (LP)



Educação vem de berço



Para João Barbosa (DEM), a segurança nas escolas precisa avançar. Ele narrou episódio ocorrido com uma mãe da Vila Madalena, que foi assaltada duas vezes, à tarde, a menos de 100 metros da escola em que a filha estuda. A própria filha já presenciou assalto dentro da escola. "Que segurança têm nossos filhos?", questionou. O parlamentar pediu reforço policial nos horários de entrada e saída escolar. Barbosa salientou que a educação vem de berço, da criação. Segundo ele, muitos filhos não são educados adequadamente pelos pais e acabam no mundo do crime. (GF)



Cumprimento aos PMs



Conte Lopes (PTB) cumprimentou o trabalho da Polícia Militar durante as eleições ocorridas no último domingo, 5/10. Segundo ele, nos 645 municípios do Estado não ocorreram grandes incidentes. "Espero que o governador José Serra reconheça isso também e valorize o trabalho dos PMs em termos salariais", frisou. Para o deputado, "quem trabalha bem precisa ser recompensado com um salário justo e isso deve se estender até a aposentadoria". O deputado contestou o salário recebido pelo promotor Thales Schoedl, de R$ 18 mil, que conseguiu uma reintegração ao cargo mesmo após ter matado o jogador de basquete Diego Mendes Modanez, em 2004. (GF)



Trabalho reconhecido



Rafael Silva (PDT) parabenizou a atuação do Ministério Público (MP) de Ribeirão Preto e disse que o órgão é sério e digno. "O MP luta contra desmandos administrativos e corrupção, dentre outros, além de atender a população carente". Em relação às coligações partidárias em períodos eleitorais, o deputado acha que a política se torna uma grande colcha de retalhos, o que, de certa forma, amplia as chances de corrupção, porque "cada um defende seu interesse". (GF)



Desvalorização partidária



"Partido não tem mais valor. O voto deveria ser avulso", disse Pedro Tobias (PSDB) ao defender uma reforma política. Ele reclamou da falta de apoio do partido à candidatura de Geraldo Alckmin à prefeitura de São Paulo. O parlamentar afirmou ainda que faltam escolas e ampliação de postos de saúde em Bauru, município de sua atuação. Ele cobrou o cumprimento de promessas eleitorais e melhor desempenho dos parlamentares. (GF)



Projeto de revalorização



O deputado Edson Giriboni (PV) afirmou que seu partido teve um crescimento significativo nas eleições de 5/10. O parlamentar comentou que o PV elegeu pela primeira vez uma prefeita em Natal e que o deputado Fernando Gabeira disputará o segundo turno das eleições na cidade do Rio de Janeiro. Giriboni lembrou ainda que é urgente uma revisão da política salarial de algumas categorias do funcionalismo público que até agora não tiveram aumento. "Vamos exigir do Executivo o envio do projeto o mais rápido possível, porque os funcionários públicos não agüentam mais o arrocho salarial a que estão submetidos", finalizou. (SM)



Trabalhar em sintonia



O deputado Marco Bertaiolli (DEM), prefeito eleito de Mogi das Cruzes, agradeceu a população e o apoio dos deputados de vários partidos da Casa à sua candidatura. Segundo Bertaiolli, sua campanha revestiu-se de ética e lealdade. Ele agradeceu em particular o apoio do deputado Estevam Galvão, líder do DEM, dos deputados Campos Machado, do PTB, e de Rogério Nogueira, do PDT, entre vários parlamentares. (SM)



Austeridade e participação



José Candido (PT) ao festejar a reeleição do prefeito Marcelo Candido, no primeiro turno em Suzano, destacou que a administração do petista inaugurou na administração do município um novo estilo que alia austeridade e participação popular. Com a implantação do Orçamento Participativo e dos conselhos gestores, disse o parlamentar, a prefeitura sob o comando do atual prefeito possibilitou a politização do povo da cidade, o que levou este modelo a ser vitorioso nas eleições municipais. (BC)



Respeito



Ao destacar o aspecto pacífico do movimento grevista dos policiais civis por melhores salários e condições de trabalho, Rafael Siva (PDT) declarou que em Ribeirão Preto a condição de funcionamento de algumas delegacias é precária. Silva referiu-se também aos baixos salários de delegados e policiais que, "se levassem em conta o que ganham, não manteriam o respeito que demonstram à população". O deputado elogiou a seriedade com que esses profissionais executam suas funções, apesar da situação difícil em que trabalham. (BC)



Conquista



Na avaliação de Fernando Capez (PSDB), a proposta do governo de extinguir a 5ª classe, transformar a 4ª classe da carreira de delegados da Policia Civil em instância do período probatório e criar 200 novas vagas na 1ª classe, "é mais do que satisfatória" e representa uma conquista para a categoria. A aposentadoria especial aos 30 anos de serviço também foi ressaltada pelo deputado. Capez defendeu que a categoria encerre a greve e continue as negociações com o governo. (BC)



Visitas



O Plenário da Assembléia Legislativa recebeu a visita da presidente da Apae de Arujá, Maria José de Souza Nunes, acompanhada por Sandra Lima Pereira, e do presidente da Apae de Ferraz de Vasconcelos, José Roberto de Souza, acompanhado por Francisca de Paula Santos Souza. Também estavam presentes alunos do Camp Pinheiros do Centro de Monitoramento e Aperfeiçoamento Profissional, de São Paulo, e da Escola Estadual Dom José Maurício da Rocha, de Bragança Paulista. (BC)

alesp