Doação de coleção do jornal Brasil, Urgente


27/11/2009 16:57

Compartilhar:


O deputado Fausto Figueira (PT-SP) doará ao Arquivo Nacional a coleção completa do jornal Brasil, Urgente, publicação da esquerda católica que circulou entre os anos de 1963 e 1964 e foi fechada pelo golpe militar ocorrido em 1964. O semanário teve entre os seus fundadores e diretores o pai do deputado, o já falecido médico paulistano Fausto Figueira de Mello, e foi uma iniciativa de frades dominicanos representados pelo frei Carlos Josaphat.

O ato de doação acontecerá em evento na sede do Arquivo Nacional, no centro do Rio de Janeiro, nesta segunda-feira, dia 30/11, às 15 horas, com a presença do ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi. Na oportunidade, haverá mesa-redonda e lançamento do livro Resistência Atrás das Grades, do ex-militante da Ação Libertadora Nacional (ALN), Maurice Politi.

Para Figueira, a doação tem por objetivo garantir a conservação e permitir a consulta pública a um material de grande valor documental. O jornal Brasil, Urgente, sustentado de forma independente por um grupo de 8 mil acionistas, teve como primeiro editor o polêmico e reconhecido psicanalista, jornalista e escritor Roberto Freire. Foram 55 edições. Os tempos exigiam posicionamento ideológico, manifestado desde o princípio pela palavra de ordem brandida logo abaixo do logotipo da publicação: "Um jornal do povo a serviço da justiça social".

ffigueira@al.sp.gov.br

alesp