TV Assembleia debate problemas da citricultura


13/05/2010 16:46

Compartilhar:


Está na programação da TV Assembleia (canal 66 da TVA e 13 da Net, na capital, e para mais 72 municípios do Interior), o programa "Arena Livre", gravado na segunda-feira, 10/5, que aborda questões relativas à situação da citricultura no Estado e no Brasil. O convidado do programa é o presidente da Associtrus (Associação Brasileira dos Citricultores), Flávio Viegas. Para entrevistar o dirigente, foram convidados o coordenador da Frente em Defesa da Citricultura, deputado estadual Davi Zaia (PPS), o presidente da Comissão Permanente de Agricultura, deputado estadual José Bittencourt (PDT) e o deputado estadual Zico Prado (PT), membro da mesma comissão.

Foram abordadas questões como a concentração do mercado, praticamente dominado pela indústria do suco de laranja e o cartel que domina o setor e controla os preços pagos para a matéria-prima. Como alternativas para o escoamento da produção foram debatidas propostas como o estímulo ao consumo interno e a organização dos produtores em cooperativas, esta última feita pelo deputado Davi Zaia, que também coordena a Frente Parlamentar pelo Cooperativismo Paulista (Frencoop-SP).

A concentração do mercado afeta principalmente aos pequenos e médios citricultores do Estado, que são obrigados a vender a laranja a preços que muitas vezes estão aquém dos custos de produção. As denúncias de que há um cartel que determina a política de preços ganharam destaque na mídia depois que um empresário tornou públicas as informações de como as indústrias de suco, concentradas em praticamente quatro grandes grupos, agem ao privilegiar alguns grandes produtores em detrimento de outros.

O presidente da Associtrus, Flávio Viegas, disse durante o programa que a indústria também avança na produção da laranja, como forma de abastecer-se de matéria-prima, diminuindo sua dependência dos citricultores.



dzaia@al.sp.gov.br

alesp