Faria Júnior quer proibir distribuição de água em garrafões coloridos


14/03/2001 14:53

Compartilhar:


Preocupado em assegurar água mineral natural de boa qualidade aos consumidores, o deputado Faria Júnior (PMDB) apresentou projeto de lei, tornando obrigatória a distribuição de água em vasilhames transparentes, sem cores.

De acordo com a propositura, passa a ser vedada a distribuição de água natural ao consumo humano em recipientes que não permitam a perfeita visão de sua limpidez.

O autor do projeto, membro da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor, quer que os garrafões coloridos em uso sejam substituídos por vasilhames transparentes, sem cor, no prazo de 90 dias.

Segundo Faria Júnior, "no Estado de São Paulo, em que pesem os investimentos feitos para se levar água a todos os lares, é fato inegável que a água canalizada, além de apresentar cheiro, tem também aparência nada clara, levando milhões de pessoas a consumir água mineral natural oriunda das mais diversas fontes e regiões, onerando o orçamento de todas as famílias".

De acordo com o deputado, seu projeto visa melhor proteger a saúde da população consumidora de água engarrafada, pois os garrafões coloridos utilizados pelas distribuidoras de água impedem a verificação da limpidez e da pureza do produto colocado no mercado.

Pelo projeto, a empresa distribuidora de água que não substituir os vasilhames coloridos, conforme o disposto no projeto do deputado Faria Júnior, poderá sofrer multa de 1000 Ufesps , ou R$ 9.710,00.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Faria Júnior - 3886-6646/6654)

alesp