É HORA DE AVALIAR DOIS ANOS DE TRABALHO E TRAÇAR NOVAS METAS - OPINIÃO

Renato Simões*
02/05/2001 08:14

Compartilhar:


No dia 15 de março, completamos dois anos deste nosso segundo mandato. Foi muito trabalho, tentando concretizar as linhas definidas em nossas plenárias e reuniões com os (as) companheiros (as) que acreditam em nossos ideais. É hora de avaliar os resultados obtidos e planejar uma outra etapa, para o que estamos convidando todos(as) para a nossa Plenária Estadual, que será realizada no próximo dia 19 de maio, em Campinas.

Duas boas notícias nos permitem redimensionar o nosso trabalho para os próximos dois anos. Em primeiro lugar, a alegria de ver em Brasília novamente, exercendo mandatos de deputados federais, os companheiros Luiz Eduardo Greenhalgh, Luciano Zica e Ivan Valente. São companheiros com os quais nosso mandato tiveram grande ligação entre 1995 e 1999, e que reassumem um espaço político que nos possibilitarão desenvolver parcerias para estes anos que virão. Muitos trabalhos que esses mandatos federais desenvolviam acabaram sendo assumidos pelo nosso mandato estadual, gerando demandas que muitas vezes não pudemos assumir a contento e também permitindo uma relação política importante com muitos coletivos no Estado. Bem-vindos, e vamos ao trabalho conjunto.

Em segundo lugar, também na Assembléia Legislativa tivemos uma renovação na bancada, com o retorno do nosso grande companheiro Wagner Lino e o início dos mandatos dos companheiros Donizete Braga, Cândido Vacarezza, Antonio Mentor e Emídio de Souza. É "sangue novo" para enfrentar o novo governo neotucano de São Paulo, com Geraldo Alckmin à frente e levar o PT a uma nova vitória eleitoral nas próximas eleições e aplicar um programa de transformação social. Por isso, juntamente com nosso novo líder, companheiro Carlinhos Almeida, assumi o compromisso de voltar à vice-liderança da bancada, ajudando a coordenar nossas ações em plenário e nas relações com o conjunto da oposição na Assembléia Legislativa.Encerramos neste mês de abril duas tarefas que nos tomaram muito tempo e exigiram muito esforço: a relatoria da CPI do Narcotráfico, cujo texto final tivemos a honra de coordenar, e a presidência da Comissão de Direitos Humanos. Preparamo-nos para dois grandes desafios novos: participar da Comissão Especial que deliberará sobre a indenização aos presos políticos submetidos a tortura pelo regime militar em São Paulo e lançar a campanha pela regulamentação da Lei 10.354, de nossa autoria. Trabalhamos também para derrubar o veto do governador ao projeto de lei de nossa autoria, já aprovado pela Assembléia, que regulariza a posse das áreas das comunidades quilombolas do Vale do Ribeira.

Queremos estimular que, em todo o Estado, os grupos que apóiam e se solidarizam com o nosso mandato possam participar deste processo de avaliação e planejamento. Por isso, um documento mais detalhado está sendo preparado pelo coletivo da nossa assessoria. Desta forma, cremos poder avançar na marca participativa e popular que nosso mandato almeja construir desde 1995. Desafios não faltarão, num ano em que a resistência popular ao neoliberalismo começou com o Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, continua nas mobilizações dos sem-terra e do 1.º de Maio, se inspira na celebração dos 130 anos da Comuna de Paris e se projeta para as ações que o Fórum Nacional de Lutas por Terra, Trabalho e Cidadania deve ser capaz de propor e implementar. À luta, companheiros (as)!

*Renato Simões é deputado estadual (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa de São Paulo e relator da CPI estadual do narcotráfico.

alesp