Farmácia do Servidor Público será inaugurada nesta segunda-feira


12/03/2007 12:29

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/olivia farmacia.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Será inaugurada nesta segunda-feira, 12/3, às 17h, a Farmácia do Servidor Público, no subsolo do Palácio 9 de Julho. O projeto é uma iniciativa do Sindicato dos Servidores Públicos da Assembléia Legislativa e do Tribunal de Contas do Estado (Sindalesp) com apoio da Mesa Diretora da Assembléia, que cedeu o espaço.

Segundo Joalve Vasconcelos dos Santos, presidente do sindicato, a idéia surgiu há dois anos, quando foi inaugurada no Departamento de Estradas de Rodagem (DER) uma farmácia nos mesmos moldes, também gerenciada pelo sindicato da categoria. "A Farmácia do Servidor Público já fazia parte das propostas defendidas por nossa chapa nas últimas eleições", explicou.

Como a Farmácia do Servidor não tem fins lucrativos, Joalve garante que os preços praticados serão reduzidos em relação às redes de drogarias, principalmente os de medicamentos genéricos e similares. O sindicato buscará firmar convênios com os governos federal e estadual para vender, ao mesmo preço, os medicamentos de uso continuado dos programas Farmácia Popular e Farmácia do Povo. Além disso, os funcionários sindicalizados contarão com a possibilidade de pagamento parcelado e desconto em folha.

Apesar de a inauguração do espaço estar acontecendo nesta segunda-feira, a venda efetiva de medicamentos e perfumaria deve se iniciar somente no final de março, segundo a expectativa de Joalve, já que depende de autorização da Anvisa. A comercialização de remédios de uso controlado pode demorar ainda um pouco mais. Quanto à manipulação de fórmulas, a intenção dos administradores é firmar parcerias para o aviamento das receitas, ficando a entrega a cargo da Farmácia do Servidor.

"Alem do comércio na loja, queremos vender por telefone e pelo site, entregando em casa. Isso é importante, principalmente, para facilitar a vida dos aposentados e pensionistas", esclarece o presidente do Sindalesp. Para aqueles que moram no interior, o sindicato pretende ainda firmar convênio com lojas ou redes de drogarias, para que as compras possam ser feitas nesses estabelecimentos, com o preço diferenciado e pagamento em folha.

A sala onde funcionará a Farmácia do Servidor começou a ser reformada no início do ano e o custo das obras foi arcado pela Assembléia. O projeto e o mobiliário foram bancados pelo sindicato. Joalve destacou o apoio do deputado Fausto Figueira (PT), 1º secretário da Casa, ao projeto. "Ele, como médico, reconhece a importância de qualquer ação na área da saúde", comenta, destacando ainda que, nesta Legislatura, foram firmados diversos convênios com entidades como a CUT, o SindSaúde e o Instituto Mensageiros, que desenvolve o projeto Lanchonete-Escola. "Por que a Mesa também não firmaria um convênio conosco, em benefício do funcionário?", pergunta.

alesp