Deputado critica SUS e diz que falta dinheiro para a saúde


11/04/2002 11:05

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

"O povo terá de marcar data para adoecer e de preferência durante as campanhas do Governo, pois só assim receberá atendimento na rede pública." Com estas palavras, o deputado Luis Carlos Gondim (PV) reforçou as críticas que fez ao SUS (Sistema Único de Saúde) durante pronunciamento realizado na quarta-feira, 10/4, na tribuna da Assembléia Legislativa.

Na opinião do parlamentar, que também é médico, a situação da saúde pública está cada vez mais precária, e não adianta realizar campanhas como a de prevenção de câncer de colo de útero ou de mama, se as unidades de saúde não tiverem condições de dar continuidade aos tratamentos das pacientes.

"Para conseguir uma ultrassonografia de mama na rede pública, a paciente tem que esperar de 3 a 6 meses pelo agendamento do exame e durante esse tempo o problema pode ficar muito mais grave", explicou.

Segundo Gondim, a maioria das entidades filantrópicas, como as Santas Casas de Misericórdia, está passando por sérias dificuldades financeiras e a culpa desta situação recai sobre a má distribuição de recursos públicos para a área da saúde.

"Se apenas 10% das Santas Casas estivessem em situação difícil, eu diria que o problema era de má administração de cada uma, mas como se trata da maioria delas, é evidente que a falha está na aplicação insuficiente de verbas públicas", comentou o parlamentar.

alesp