Parlamentar sugere criação de central de flagrantes na Polícia Civil


18/04/2007 10:24

Compartilhar:


O deputado Fernando Capez (PSDB) indicou ao governo do Estado a criação da Central de Flagrantes na Polícia Civil do Estado de São Paulo, acabando, dessa maneira, com os plantões noturnos dos delegados de polícia nos distritos.

Na Central de Flagrantes, cada delegacia seccional, de acordo com a proposta, passaria a contar com dois delegados de polícia de plantão, com superestrutura de serviços auxiliares, própria da unidade seccional, para atendimento dos flagrantes acontecidos em cada plantão. Capez esclarece ainda "que os flagrantes e fatos graves seriam registrados nas seccionais, junto às Centrais. Isso permitiria um aproveitamento melhor do delegado de polícia, que passaria a concentrar esforços na função investigatória".

O parlamentar explica em sua justificativa que, no atual sistema, "o delegado de polícia deve permanecer de plantão nas delegacias, não apenas para o registro das ocorrências em boletins, mas também para a lavratura de autos de prisão em flagrante. Com isso, o policial que trabalha 24 horas seguidas fica entre o sono e a lucidez e, ao término do expediente, tira folga por 24 ou 48 horas. Grande número de policiais, portanto, que poderia estar se dedicando à atividade investigatória, é perdido com esse equivocado gerenciamento dos recursos humanos".

fcapez@al.sp.gov.br

alesp