Para deputado, "venda da Nossa Caixa ao BB é mal menor"


10/12/2008 18:51

Compartilhar:


Está em andamento o processo de venda da Nossa Caixa " único banco estadual paulista após a venda do Banespa para o grupo espanhol Santander " para o Banco do Brasil. Segundo Hamilton Pereira (PT), nos últimos 14 anos, o PSDB vendeu quase todo o patrimônio do Estado: Banespa, Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP) e empresas do sistema energético. E não se sabe exatamente onde foram parar os recursos advindos dessas vendas. Para ele, as privatizações tucanas reduziram a capacidade de São Paulo apoiar iniciativas voltadas ao desenvolvimento.

Frente à declarada decisão do governador José Serra de vender a Nossa Caixa, a bancada de deputados estaduais petistas " minoria na Casa " entende que a alienação do banco estadual ao Banco do Brasil é um mal menor, uma vez que este é um banco público, focado no desenvolvimento.

Para o deputado Hamilton Pereira, "pior seria a privatização pura e simples, como os tucanos fizeram com o Banespa, que deixou de ser um órgão de fomento importante para a economia do Estado e foi alienado a um grupo estrangeiro". Hamilton e os demais membros da bancada petista apresentaram um conjunto de 27 emendas ao projeto de lei de venda da Nossa Caixa, que visam manter o emprego e as conquistas dos atuais funcionários do banco estadual. As emendas asseguram, também, a aplicação de recursos em programas sociais e a criação de uma política de desenvolvimento estadual.



hpereira@al.sp.gov.br

alesp