Deputada revela preocupação com abastecimento de água


19/11/2008 11:25

Compartilhar:


A deputada Ana Perugini (PT), que na Assembléia Legislativa coordena a Frente Parlamentar de Acompanhamento das Ações da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), relevou preocupação sobre cidades paulistas que enfrentam problemas de abastecimentos de água. No dia 13/11, em reunião com Umberto Semeghini, diretor de Sistemas Regionais da Sabesp, a deputada citou as cidades de Cotia, Americana e São Paulo que freqüentemente sofrem com a falta de água. A Capital, por exemplo, recebe água do Sistema Cantareira, formado pelas bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. A Sabesp estuda, ainda, alternativa para a utilização do Aqüífero Guarani.

A deputada ressaltou a importância da concessionária, que atua em 367, dos 645 municípios de São Paulo. Atualmente, o Estado tem o controle acionário com 51% das ações. "É necessário que este percentual cresça, garantindo autonomia do Governo sobre a empresa", analisou Ana Perugini.

Semeghini informou sobre as obras de tratamento de esgoto na Região Metropolitana de Campinas (RMC) que, até 2012, deverá contar com 100% de tratamento.

Na reunião, a deputada levou um pedido formal para a criação de uma gerência da concessionária específica para a RMC. Sobre o assunto, Semeghini explicou as divisões regionais da empresa e disse que a proposta da parlamentar será analisada.



aperugini@al.sp.gov.br

alesp