Da Tribuna


14/03/2011 20:08

Compartilhar:


Fim de mandato



"Foram 44 dias de mandato. Nesses poucos dias, procurei contemplar importantes áreas, como educação, saúde, segurança e desenvolvimento social e, para a minha alegria, muito foi alcançado", afirmou Widerson Anzelotti (PSDB) referindo-se ao término de sua suplência. O deputado ainda lembrou as visitas feitas às secretarias nesse curto período e os pedidos feitos por ele para solucionar problemas como a violência no município de Franco da Rocha, onde foi solicitado aumento no número de viaturas e de policiais, além da instalação de um batalhão de escolta vinculado ao 26º Batalhão da Polícia Militar. (DK)



Dever cumprido



Terezinha da Paulina (DEM) agradeceu o apoio que recebeu de todos os deputados nesse período emq ue atuou como suplente. Ela falou das vitórias obtidas, que beneficiaram o sudoeste paulista, e agradeceu a todos que colaboraram para o desenvolvimento do município de Itapeva, uma região carente que necessita de intervenções do governo. Ela chamou a atenção para o PL 37/2007, de sua autoria, que cria o Programa de Desenvolvimento da Região Sudoeste Paulista, e pediu que a proposta fosse aprovada. "Saio com a sensação de dever cumprido, de ter desenvolvido um trabalho com extrema dedicação", concluiu. (DK)



Polícia desvalorizada



"Os funcionários públicos são os mais esquecidos na questão salarial, na questão da valorização, e o descaso começa aqui nesta Casa", iniciou Olímpio Gomes (PDT). Ele ainda criticou a mudança de lugar da guarita de segurança do estacionamento da Assembleia, que foi colocada mais próxima às grades, que considerou deixar os policiais mais vulneráveis. Gomes citou reportagem, publicada no dia 14/3, no jornal Diário de S. Paulo, em que delegados do Estado anunciam greve geral para abril caso não haja proposta de reajuste de salários e disse que isso é sintoma da desconsideração do governo para com os policiais do Estado. (DK)



Descaso com a educação



Carlos Giannazi (PSOL) lembrou as denúncias feitas por alunos e professores da EE Café Filho, que está em obras desde 2009, e contou que, em visita feita recentemente à escola, constatou que a situação continua caótica. "Nada foi feito. Os alunos estão tendo aulas em condições precárias e acabam pagando o preço, colocando em risco a própria segurança e saúde". Ele comentou que, no período noturno, a escola fica na escuridão porque não há luz nos corredores. "O superfaturamento de obras consome o orçamento da educação, que já é pouco, e impede que haja um verdadeiro investimento no setor, que continua sucateado". (DK)



Princípios da gestão pública



José Bittencourt (PDT) comentou a elaboração de um projeto de lei que coloca em todos os impressos da administração pública os princípios que dão sustentação à própria gestão. "Todo gestor público deve agir em função da lei, princípio da legalidade; deve agir à vista de todos, princípio da transparência; seus atos devem ser publicados, princípio da publicidade; e assim por diante", enumerou. Bittencourt ainda defendeu que é dever de todos os deputados assegurar os interesses da Polícia Militar do Estado e que é necessário separar, por meios democráticos, os bons servidores dos maus servidores para alcançar uma sociedade mais justa. (DK)



Servidor público desmotivado



Diniz Lopes (PR) expressou solidariedade ao povo japonês devido à catástrofe que abalou o país. Ele também criticou os baixos salários da polícia do Estado e afirmou que não só os policiais e delegados são desvalorizados, mas toda a categoria de servidores públicos. "Como ter mais segurança, educação e saúde de qualidade, se quem está por trás disso é um funcionário público desvalorizado?" O deputado comentou matéria exibida, no dia 13/3, no programa televisivo Fantástico sobre fraudes na instalação de radares e sugeriu que as prefeituras adquiram os radares ao invés de locá-los, o que ajudaria a combater a "indústria da multa". (DK)



De volta à Câmara



"Amanhã (15/3), eu tomarei posse no cargo de vereador do município de São Paulo", comentou Carlos Neder (PT). O deputado relembrou suas ações na Assembleia, como os 47 projetos de lei de sua autoria, que estão em condição de serem votados. Citou como exemplo o que dispõe sobre a garantia de atendimento especializado na rede de saúde pública municipal às vítimas de violência. Ele ainda ressaltou projetos de resolução que poderiam ser discutidos e aprovados pelo Legislativo para aprimorar o funcionamento da Casa, como o que institui audiência pública trimestral de prestação de contas dos gastos da Assembleia Legislativa. (DK)



Maior participação do povo



Iduigues Martins (PT) afirmou que a TV Alesp tem uma boa audiência, baseando-se no retorno que tem recebido dos telespectadores por meio de mensagens. Ele agradeceu aos funcionários da Casa e aos colegas deputados por ter sido muito bem recebido nesse curto período em que exerceu o mandato como suplente. Martins pediu que a população participe mais das atividades da Assembleia e argumentou que, se ela não acompanha, participa, fiscaliza, o vínculo criado durante o período eleitoral entre políticos e eleitores vai se rompendo. "Que os deputados mantenham o compromisso feito com a sociedade", finalizou. (DK)



Prestando contas



Winderson Anzelotti (PSDB) ocupou a tribuna para completar o relatório de suas ações no seu mandato, que exerceu por 45 dias. "Apesar do escasso tempo, fui recebido em audiência por diversos secretários de Estado, quando coloquei as reivindicações da região de Franco da Rocha, Caieiras, Arujá". Ele citou como exemplo o encerramento do sistema prisional semi-aberto em Franco da Rocha, que tantos problemas acarretam para o município, e a solicitação de mais áreas de lazer para aquela cidade. Em seguida o deputado solidarizou-se com a comunidade japonesa pela tragédia sofrida na última sexta-feira, dia 11/3. (MZ)



Força Japão



Ed Thomas (PSB) externou seu carinho pela comunidade japonesa do oeste paulista. Ele afirmou que os japoneses são um povo digno e trabalhador, e lembrou que seu primeiro emprego foi junto a empresários descendentes de japoneses na região. "Tenho certeza da fibra desse povo. Força Japão, estamos com vocês", disse Thomas, referindo-se à tragédia que se abateu sobre aquele país. O deputado também agradeceu pelo mandato que se encerra amanhã, e pela sua reeleição para a nova legislatura. "Obrigado a todos. Tenho o compromisso de trabalhar pela melhoria de vida em nosso Estado. Sinto-me orgulhoso de continuar como deputado". (MZ)

alesp