Cursos na Baixada poderão formar mão-de-obra para a Petrobras


29/11/2007 17:47

Compartilhar:


O Centro Paula Souza manifestou disposição de criar cursos públicos e gratuitos que capacitem profissionais para atender demandas geradas pela exploração de gás e de petróleo na Bacia de Santos. A posição foi firmada durante reunião com o gerente geral do Escritório de Negócios de Gás e Petróleo da Baixada Santista, José Luís Marcusso, na terça-feira, 26/11, na sede da unidade, em Santos.

O encontro foi articulado pela deputada estadual Maria Lúcia Prandi (PT), que aponta uma distorção gritante: a rede estadual possui 1,5 milhão de alunos no ensino médio e o Centro Paula Souza atende apenas 78 mil alunos. Ligado à Secretaria de Desenvolvimento do Estado, o Paulo Souza é o órgão mantenedor das escolas técnicas estaduais (Etecs), de nível médio, e das Faculdades de Tecnologia (Fatecs).

Os dois representantes do Paula Souza presentes à reunião " o gerente da região da Baixada Santista, Ademar Batista Heméritas, e o gerente regional Celso Antônio Gaiote " estão dispostos a discutir a expansão para atender demandas da Petrobras. Segundo Marcusso, as necessidades da estatal deverão ficar mais bem identificadas a partir de janeiro, em outra etapa do planejamento da exploração da Bacia de Santos. O gerente reafirmou a disposição de priorizar mão-de-obra local. Quanto à capacitação específica, alertou para a importância de "levantar os dados para não gerar falsas expectativas".

Além de buscar a ampliação das opções oferecidas pelo Paula Souza, a deputada Maria Lúcia Prandi agendará uma reunião com o Ministério da Educação e Cultura. "O governo federal deverá criar 27 centros de formação técnica e tecnológica no Estado de São Paulo. Mobilizarei todos os esforços em defesa da nossa região".

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp