Assembléia apresenta seminário sobre desenvolvimento sustentável e regionalização


16/05/2007 20:45

Compartilhar:


Foi realizado nesta quarta-feira, 16/5, no auditório Franco Montoro da Assembléia Legislativa, o 3º Seminário Desenvolvimento Sustentável e Regionalização, que teve como linha mestra a inovação em produtos, processos e serviços. Na abertura oficial do seminário foram chamados à mesa Antonio Junqueira de Queiroz, representando a Secretaria da Agricultura e Abastecimento; Vagner Neto, representando a Secretária do Meio Ambiente; o jornalista Alem Dupré, representando a Cooperativa de Crédito Coopercitrus; João Carlos Basílio da Silva, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec); e Gilmar Altamirando, representando a Secretaria do Meio Ambiente.

Dupré leu uma mensagem do presidente da Coopercitrus, Leopoldo Pinto Uchoa, que salientou a responsabilidade social das empresas com seus funcionários e a comunidade. Ele destacou ainda a criação de um fundo de investimento social e cultural que defende e apóia a preservação dos recursos naturais e lembrou que a Coopercitrus disponibiliza um viveiro com 130 espécies de mudas e desenvolve um programa de recuperação ambiental nas regiões de Bebedouro, São José do Rio Preto, Araçatuba e Araraquara abrangendo 3 mil hectares.

João Carlos Basílio, apontou o crescimento da indústria de cosméticos na última década e afirmou: "Ela atingiu uma média de 11,9% ao ano. Velocidade chinesa, se comparado ao crescimento do PIB brasileiro, de 2,6% ao ano". Ainda considerou um grande desafio para a indústria de cosméticos a legalização e certificação de todos os seus produtos, pois há aumento nos custos, mas considera viável esta reversão.

João Vagner Neto considerou que a Secretaria do Meio Ambiente passa por uma série de transformações e citou a frase de Francisco Graziano: "Este é o momento de fazer gestão ambiental". Vagner Neto concluiu que "não se pode brincar com o que está preservado e que representa em nosso Estado um milhão de hectares".

Francisco Eduardo Bernal Simões e Cláudio Batistelli falaram sobre os 20 anos do Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas e salientaram os resultados positivos do CATI que desenvolveu uma metodologia de trabalho visando a capacitação de as comunidades se organizarem em conselhos municipais e associações produtivas.

Batistelli considerou ainda que a CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) atendeu 518 municípios, 950 microbacias em uma extensão de 3.208 hectares e uma população de 69.121 famílias. Bernal salientou a importância da continuidade do projeto do CATI, que em sua nova fase pretende atingir 90 mil famílias e cuidar de 1.500 microbacias, mas considerou importante, como ocorreu anteriormente, obter financiamento do Banco Mundial.

A socióloga Rosa Maria Mancini, coordenadora da Coordenadoria de Recursos Hídricos da Secretaria do Meio Ambiente, abordou a questão das águas nas Regiões Metropolitanas do Estado de São Paulo.

O evento aconteceu por solicitação do deputado Rodrigo Garcia.

alesp