Parlamentar recepciona artistas na defesa do Fundo de Cultura


15/12/2003 15:53

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Amary

A deputada Maria Lúcia Amary (PSDB), integrante da Comissão de Cultura, Ciência e Tecnologia, recepcionou mais de 100 artistas que lotaram o auditório Franco Montoro da Assembléia Legislativa para pedir aos deputados a aprovação do Fundo Estadual de Arte e Cultura.

O grupo de artistas, encabeçado por alguns dos principais realizadores culturais deste país, como o diretor teatral José Celso Martinez Corrêa, o cineasta Fernando Meirelles, os atores Raul Cortez e Denise Fraga, participou da reunião conjunta das comissões de Cultura, Ciência e Tecnologia e de Finanças e Orçamento, para discutir o projeto de lei que cria o Fundo.

Raul Cortez, um dos interlocutores do grupo de artistas, defendeu o projeto, lembrando que o setor cultural é dos que mais gera empregos diretos e indiretos, além de ampliar a consciência de cidadania do povo.

René Guliel, representando o movimento de dança de São Paulo, arrancou longos aplausos da platéia, ao afirmar, com forte sotaque que mistura francês, espanhol e português, que o ser humano precisa de arte, "nossa única arma contra a violência do mundo".

Também muito aplaudido, mestre da celebração, José Celso Martinez Corrêa, acompanhado dos artistas do Grupo Uzyna Ozona, do Teatro Oficina, sob o toque de um tambor que cadenciou todos os aplausos, acabou puxando uma música, que a platéia cantou e dançou, enquanto se retirava com sua trupe em fila indiana.

mlamary@al.sp.gov.br

alesp