HORTO EM PERIGO - OPINIÃO

Pedro Tobias*
03/04/2002 15:45

Compartilhar:


Causa perplexidade a audácia de grileiros que estão ocupando ilegalmente as terras do Horto Florestal, em Bauru, pertencentes ao patrimônio do Estado. É importante lembrar que o saudoso governador Mário Covas assinou decreto destinando aquela área à reforma agrária. E, para nossa surpresa, surgiram denúncias de que grileiros estavam instalados no Horto. Fomos até o local para conferir e constatamos que boa parte dos 2.240 alqueires pertencentes ao patrimônio público está, de fato, ocupada por pessoas que se dizem proprietários das terras.

É uma vergonha o que está ocorrendo no Horto Florestal. Estão vendendo madeira e derrubando árvores de área estatal.

Levamos o caso à Procuradoria Geral do Estado e relatamos essa imoralidade no plenário da Assembléia Legislativa de São Paulo, onde defendemos a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar este e outros possíveis casos de grilagem no Estado. Além do Horto Florestal de Bauru, há denúncias similares em áreas públicas nos municípios de Iaras e Sorocaba.

Diante desse quadro, faço um apelo à Justiça para que tome as devidas providências em relação ao assunto. São mais de 2 mil alqueires de terra boa, quase dentro de Bauru. E com tanta gente precisando de terra, para produzir ou para morar, não podemos nos submeter aos grileiros, que hoje são uma verdadeira máfia no Estado. Temos o dever moral e social de defender o patrimônio público. Apelo às autoridades competentes - a Procuradoria de Justiça do Estado, a polícia, o Instituto de Terras do Estado e o Poder Judiciário - para que tomem medidas urgentes sobre o caso. Afinal, não podemos assistir passivamente aos grileiros se apossarem ilegalmente de áreas do Estado, enquanto muitas pessoas brigam por um pedaço de terra para produzir e viver com dignidade.

*Pedro Tobias é deputado estadual pelo PSDB.

alesp