Moradores de Caruara apresentam reivindicações


24/11/2004 15:32

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Fausto Figueira

Regularização fundiária, instalação de rede de esgoto e ampliação da rede de água foram algumas das reivindicações dos moradores do bairro Caruara, localizado na área continental de Santos, durante visita feita ao local pelo deputado Fausto Figueira (PT) no domingo, 21/11. Na ocasião, representantes da Sociedade de Melhoramentos de Bairro, Associação de Pescadores, Pastoral da Criança e outras lideranças apresentaram uma lista de pedidos e propostas para melhorias no local. Além de Fausto, estiveram presentes a vereadora Maria Antonieta (PT) e assessores da deputada federal Mariângela Duarte, também doPT.

Habitado por cerca de cinco mil pessoas, Caruara é conhecido por desenvolver programas de ecoturismo e por sua potencialidade na pesca e na criação de ostras e caranguejos em cativeiro. No documento entregue ao deputado, os moradores pedem a instalação de um posto policial e propõem um regime de mutirão para implantação da rede de esgoto. Desde 1997, a população solicita à Sabesp a instalação da rede, mas a resposta é que não há recursos para as obras.

Solicitam também verba estadual para ampliação da policlínica local ou para a criação de um pronto-socorro no bairro. A proposta já teria sido enviada à Prefeitura de Santos, que alegou não ter dinheiro para manter os R$ 80 mil de gastos mensais que seriam gerados pela unidade. O Estado também financiaria a ampliação da Escola Municipal Judoca Ricardo Sampaio, que atende cerca de 600 crianças, jovens e adultos, em 24 classes, sendo que sua capacidade é de apenas 16.

Figueira se comprometeu a entrar em contato com o Instituto Oceanográfico de Santos para obter informações sobre estudos ambientais que estão sendo realizados no Canal de Bertioga. A avaliação seria necessária para que a população pudesse cultivar ostras e caranguejos no local. Além dos estudos, os moradores pedem recursos para investimentos em projetos sociais de aprimoramento profissional.

O deputado solicitará ao Governo Federal informações sobre a implantação do Programa Luz para Todos nas casas do loteamento Iriri que não contam com energia elétrica. Pedirá também à empresa de telefonia local a instalação de uma rede telefônica para Caruara. Atualmente, o bairro realiza apenas ligações via rádio, sem possibilidade de acesso à internet e, conseqüentemente, aos serviços de caixas eletrônicos. Para pagar contas e sacar dinheiro, os moradores têm que se deslocar até o banco mais próximo, em Bertioga.

ffigueira@al.sp.gov.b

alesp