Assembléia discute ampliação de Viracopos


22/11/2005 19:15

Compartilhar:


O projeto de ampliação do Aeroporto Internacional de Viracopos, de Campinas, é o tema de audiência pública nesta quarta-feira, 23/11, na Assembléia Legislativa. O evento, promovido pela Comissão de Assuntos Metropolitanos da Casa, terá início às 14h30 no Plenário Teotônio Vilela.

A realização da audiência é fruto de um ofício do deputado Renato Simões, líder do PT na Assembléia, aprovado pela comissão, que é presidida pela deputada Ana Martins (PCdoB).

Já confirmaram presença na audiência o superintendente de Viracopos, José Clóvis Moreira, e o secretário de Estado de Assuntos Metropolitanos, Jurandir Fernandes. Também foram convidados representantes dos moradores, prefeitos e presidentes das Câmaras Municipais dos 19 municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC).

O projeto de ampliação envolve a Prefeitura de Campinas, o Governo do Estado e a União, por meio da Infraero (Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária).

Atualmente, a Infraero realiza pesquisa socioeconômica entre as famílias dos bairros que serão desapropriados para darem lugar à expansão do aeroporto. O censo com os moradores, que termina em dezembro próximo, já colheu informações com mais de 5,2 mil famílias. Elas serão transferidas para um outro local, em conjuntos habitacionais a serem construídos pelo Estado, ou serão indenizadas. Entre os bairros que serão desapropriados estão Campo Belo 1 e 2, Jardim Itaguaçú 1 e 2, Cidade Singer, Jardim São Jorge e Jardim Marisa.

rsimões@al.sp.gov.br

alesp