Selo Azul vai identificar municípios que reduzam consumo de água


13/04/2009 19:56

Compartilhar:


Um selo para identificar os municípios que, por meio de campanhas, reduzam o consumo de água é a proposta do Projeto de Lei 199/2009, da deputada Maria Lúcia Prandi (PT). A iniciativa é inspirada na propositura apresentada na última edição do Parlamento Jovem pelo estudante Leonardo Fagundes Matuzinho, da Escola Lápis de Cor, de Promissão.

"Ao mesmo tempo em que é uma contribuição para a preservação da água, é um incentivo àqueles que participam do Parlamento Jovem", argumenta Maria Lúcia, que comunicou a escola sobre a transformação do trabalho do estudante em projeto de lei.

De acordo com a proposta, o Estado deverá manter um banco de dados sobre o consumo de água em cada município. Com base nessas informações, serão desencadeadas campanhas de incentivo à economia e ao uso racional. As cidades que reduzirem a utilização da água serão identificadas com o Selo Azul, de amigas da natureza e da preservação da vida.

"O Selo Azul pode ser usado como instrumento para atrair investidores com preocupação socioambiental. No caso da Baixada Santista, pode se tornar um aliado da indústria turística", prevê a deputada.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, 4,4 mil crianças morrem diariamente no mundo em consequência de doenças causadas pela falta de saneamento e pela contaminação das águas. Em São Paulo, "temos 20% da população brasileira, mas apenas 1,6% da água potável do país. Precisamos avançar na preservação desse bem natural", concluiu a deputada.



mlprandi@al.sp.gov.br

alesp