Deputada vai a Brasília reivindicar royalties do gás e petróleo para municípios da Baixada Santista


04/04/2008 10:59

Compartilhar:


Destinar aos municípios do litoral de São Paulo parte maior nos royalties gerados pela produção do gás e petróleo na bacia de Santos. É com esse objetivo que a deputada Maria Lúcia Prandi (PT) irá a Brasília, no próximo dia 15, para participar de audiência pública da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.

"É uma questão estratégica para o futuro da Baixada Santista e de todo o litoral paulista", disse Maria Lúcia. Diante do enorme potencial da bacia, há a perspectiva de gerar milhões em royalties. O problema é que, pelos critérios atuais, os recursos são divididos entre os municípios que ficam de frente ao mar territorial onde se situam os campos. Por esse sistema, os royalties ficariam quase que totalmente para cidades do Rio de Janeiro.

A Bacia de Santos ganhou novo status com a descoberta de enormes campos de petróleo. O maior deles é o Tupi, com reservas estimadas em até 30 bilhões de barris. Além dele, há ainda os campos de Júpiter e o de Mexilhão, este já em fase de prospecção.

"Será um momento ímpar para nossa luta em defesa dos interesses de nossa região e do nosso Estado", finaliza Maria Lúcia.



mlprandi@al.sp.gov.br

alesp