Seminário de comunicação ressalta papel da informação na garantia da democracia

Jornalistas dos poderes legislativos debatem estratégias para informar a população (com fotos)
30/10/2001 17:30

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Como vencer as barreiras para a divulgação do trabalho desenvolvido pelos parlamentares e legislativos foi o foco principal do primeiro painel do 1.º Seminário Nacional de Comunicação no Poder Legislativo. Realizado nesta terça-feira, 30/10, no auditório Franco Montoro, na Assembléia Legislativa paulista, o painel "A importância da Assessoria de Comunicação do ponto de vista do parlamentar" foi aberto pelo deputado Milton Flávio (PSDB), que representou a mesa diretora da Assembléia, e teve como debatedor o deputado estadual Maurício Picarelli, do Mato Grosso do Sul, e como mediador Décio Guimarães, gerente da União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale). O diretor do departamento de Comunicação da Assembléia paulista, Florestan Fernandes Júnior, também integrou a mesa dos trabalhos.

Para Milton Flávio, o desafio a ser vencido pelos jornalistas que trabalham nos poderes legislativos é sensibilizar os editores dos grandes veículos de comunicação quanto às ações desenvolvidas pelos parlamentares. "O poder legislativo é, sem dúvida, o mais democrático de todos os poderes e a informação é fundamental para que esta democracia seja preservada", ressaltou o deputado Milton Flávio. "Cabe aos profissionais de comunicação quebrar as barreiras dos grandes órgãos de imprensa para que a população seja informada".

Cartilhas, jornais, panfletos, internet e outras formas de divulgação "alternativas e próprias" é a receita que o deputado Maurício Picarelli passou como forma de levar a mensagem do deputado à população. "No manual sobre prevenção à depressão e ao suicídio, por exemplo, damos informações úteis para a população e conseguimos estabelecer um canal direto com o eleitor sem dependermos da grande imprensa", este foi um dos trechos da fala do deputado matogrossense que ressaltou a importância de parlamentares e casas legislativas buscarem veículos próprios de informação.

O jornalista Florestan Fernandes Jr. analisou o novo mercado profissional que tem se aberto dentro dos poderes legislativos, com a profissionalização do setor e a atração de nomes de respeito nas diversas redações. Florestan citou como exemplo do bom trabalho que os profissionais realizam nos diversos segmentos de divulgação das casas legislativas a cobertura da TV Senado aos depoimentos dos senadores Roberto Arruda e Antônio Carlos Magalhães. Esta cobertura pressionou as TVs comerciais a colocarem o assunto como destaque em suas programação.

No segundo painel, "Relacionamento com a imprensa, gabinetes e funcionários", Florestan Fernandes Jr., debatedor, afirmou que o desafio é levar a informação sobre os trabalhos desenvolvidos à grande imprensa. Segundo o diretor de comunicação da Assembléia, "a grande imprensa só quer mostrar os fatos negativos, inclusive veiculando informações que não traduzem a realidade dos fatos". Para ele, "o Poder Executivo, por deter verbas de publicidade, consegue pautar a imprensa e impedir que fatos negativos sejam veiculados; já o Poder Legislativo, por não possuir essas verbas, só tem o convencimento como arma para que suas ações positivas sejam informadas à população". Para Florestan, os legislativos devem investir em canais próprios de divulgação que prestem serviço e atraiam a população. Como conclusão dos debates nos dois painéis, afirmou-se a necessária profissionalização dos departamentos de comunicação e a busca de estratégias eficientes para informar a população como metas a serem atingidas pelos legislativos estaduais.

alesp