Brasil Ferrovias avaliará liberação de ponte para veículos em Paratinga


22/04/2004 16:42

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Fausto Figueira

A Brasil Ferrovias vai avaliar a possibilidade da liberação do tráfego de veículos automotores na ponte ferroviária sobre o rio Branco, no bairro Paratinga, área rural de São Vicente. O compromisso foi firmado pelo diretor presidente da empresa, Elias David Nigri, durante reunião com deputado Fausto Figueira (PT) nesta terça-feira, 20/4, na sede da empresa, em São Paulo.

A ponte ferroviária liga os bairros Paratinga e Acaraú à rodovia Padre Manoel da Nóbrega. Atualmente, a única alternativa viária é a estrada do Acaraú, que aumenta o percurso entre a área insular e os dois bairros em 13 quilômetros. "Os moradores estão isolados, com o acesso de ambulâncias e ônibus escolares prejudicado. Para utilizar o caminho alternativo, os veículos ainda têm que pagar pedágio", disse o deputado.

Nigri afirmou que outro problema do bairro, o depósito a céu aberto de farelo e grãos de soja em decomposição, em área próxima ao posto de revisão de locomotivas da Brasil Ferrovias, está sendo solucionado. "O farelo e grãos de soja estão sendo removidos, assim como os eixos de trens abandonados no local", disse. O diretor também agendará um encontro de técnicos da Ferroban com os moradores de Paratinga.

Em visita ao bairro, no dia 11/3, Figueira havia constatado, além do mau cheiro proveniente da decomposição da soja - que seria parte da carga perdida em acidente envolvendo composição da Ferroban na serra do Mar, em novembro de 2003 -, indícios de danos a recursos hídricos em área de preservação permanente. No dia 22 do mesmo mês, ele apresentou requerimento à Promotoria Pública do Meio Ambiente pedindo apuração de possíveis danos ambientais.

Indicação

Figueira tomou outras atitudes após a visita ao local. Ele apresentou, indicação ao presidente da República, pedindo a inclusão do bairro no Programa Luz Para Todos, e, por meio de sua assessoria, entrou em contato com a Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL) e com a área técnica da prefeitura de São Vicente, para pedir a ligação de luz residencial e pública em Acaraú e Paratinga.

Em requerimento de informação, ele solicitou ao secretário de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento, Mauro Arce, que esclareça qual a situação da comunidade de Paratinga no Programa Luz da Terra, do governo do Estado. Em outro requerimento, pediu ao presidente da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), Rubens Lara, que informe se o local atende às exigências da companhia, quais os eventuais riscos decorrentes desse descarte e quais as providências que vem tomando para evitar riscos.

ffigueira@al.sp.gov.br

alesp