Reitores pedem votação de emenda constitucional que beneficia universidades

(com fotos)
03/04/2002 20:23

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

Os líderes partidários da Assembléia Legislativa receberam na noite desta quarta-feira, 3/4, no gabinete da presidência, os reitores das universidades públicas do Estado, que vieram pedir agilização na votação da proposta de emenda constitucional que beneficia essas instituições.

De autoria do deputado Cesar Callegari (PSB), a emenda acresce ao artigo constitucional parágrafo que determina que o Estado deve destinar anualmente, no mínimo, 9,57% da arrecadação do ICMS às universidades públicas.

O presidente da Assembléia, deputado Walter Feldman, abriu a reunião que contou com a participação dos reitores Hermano Tavares (Unicamp), José Carlos Trindade (Unesp) e Adolpho Melfi (USP), além do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Carlos Brito Cruz, que assumirá em breve a reitoria da Unicamp.

Callegari ressaltou que os segmentos universitários devem ter instrumentos de defesa e que, uma vez aprovada, a emenda será uma obra de todo o Legislativo.

A presidente da Comissão de Educação da Casa, Maria Lúcia Prandi (PT), afirmou que a emenda garante autonomia às universidades para que não sofram, todos os anos, com a aflição na espera de recursos.

"Um modelo a ser seguido nos demais Estados é esta emenda que esperamos ver aprovada. As universidades merecem o mesmo tratamento que teve a Fapesp, que conta com a vinculação de 1% da receita", destacou Brito, informando que essa verba tem permitido um grande desenvolvimento no campo da pesquisa paulista.

Claury Alves da Silva (PTB) destacou que ao liberar R$ 50 milhões para as universidades, o governador pode "cimentar" a relação entre Poder Público e universidades que, por sua vez entenderam que não se trata apenas de brigar por índices mas de também apresentar projetos que atendam à demanda social, como o projeto da Unicamp (confira matéria na página 6).

Edson Aparecido (PSDB) disse que a iniciativa da Assembléia é uma conquista para as universidades e Vanderlei Macris (PSDB) reforçou que o Legislativo vai sempre apostar no diálogo com as instituições abertas, como as universidades. O também tucano Lobbe Neto frisou que, em contrapartida, a Assembléia vai cobrar das instituições a ampliação dos cursos noturnos e do número de vagas.

O líder do PT, Carlinhos de Almeida, referendou as palavras da deputada Prandi e a petista Mariângela Duarte salientou o trabalho desenvolvido pela Comissão de Cultura, Ciência e Tecnologia da Casa em prol das universidades.

alesp