Projeto de lei homenageia a professora Maria Expedita da Silva


02/04/2007 17:09

Compartilhar:


A Escola Estadual do Jardim Canadá, em Mauá, poderá se chamar, em breve, "Escola Estadual Profª Maria Expedita Silva". É o que prevê projeto de lei do 1º secretário da Assembléia Legislativa, deputado Donisete Braga (PT), protocolado em 29/3. "Maria Expedita Silva foi uma professora que, lamentavelmente, teve a vida abruptametne interrompida, vítima da violência urbana, em agosto de 2006", relata o parlamentar.

A solicitação de mudança do nome da escola é da própria comunidade, que encaminhou abaixo-assinado a Donisete Braga, morador da cidade de Mauá, na região do Grande ABC. Segundo a justificativa do projeto de lei, Maria Expedita nasceu em Lajedo, em Pernambuco, e mudou-se ainda jovem para o município de Mauá.

A professora licenciou-se em letras, em 1992, pela Faculdade de Educação, Filosofia, Ciências e Letras das Faculdades Integradas Senador Flaquer, e graduou-se em pedagogia, em 1999, pela Universidade do Grande ABC. "Os documentos anexados à propositura mostram que Maria Expedita sempre contribuiu nos debates comunitários nos bairros em que prestou serviços, mantendo-se atualizada nos assuntos da área de educação", afirma o deputado.

"Maria Expedita lecionou em diversas escolas de Mauá, entre 1996 e 2006, colhendo excelentes referências por onde passou. Na ocasião de seu falecimento, ela lecionava na Escola Estadual Jardim Canadá. Num gesto de gratidão e reconhecimento por uma vida de dedicação à arte de lecionar, nada mais justo do que homenageá-la pelos serviços relevantes prestados à educação e à população de Mauá", declara Donisete Braga.

dpbraga@al.sp.gov.br

alesp