Justiça autoriza através de liminar voto dos inadimplentes

Candidato de oposição inclui sugestão do deputado Claury em suas propostas
13/11/2000 15:18

Compartilhar:


A chapa "Oposição Unida", liderada pelo advogado Roberto Ferreira, que concorre no próximo dia 16 (quinta-feira próxima) às eleições da Subsecção do Estado de São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil, segundo o deputado estadual Claury Alves da Silva (PTB), obteve junto à juíza federal Maria Cristina Barongeno Cukierkom, medida liminar que dá direito aos advogados inadimplentes exercerem seu direito de voto.

Conforme informação prestada pelo candidato oposicionista ao parlamentar, cerca de 40% do quadro de filiados - aproximadamente 150 mil advogados - encontram-se em débito com a OAB/SP, e, de acordo com o edital publicado pela atual diretoria, estariam impedidos de exercer seu direito constitucional. Acrescenta o presidente da chapa de oposição que essa medida se soma a diversas outras tomadas pela atual diretoria, que nessas eleições apóia a chapa concorrente "Avança OAB", e vem afastando essa importante instituição de sua função básica de defender os interesses não só da categoria, mas também, como instituição de justiça, zelar pelos direitos de todo cidadão.

Roberto Ferreira incluiu em seu plano de ação a criação de sistema de atendimento 0800 ("Tele-Cidadania") por sugestão do deputado Claury Alves da Silva, objetivando o atendimento de denúncias de abusos às prerrogativas constitucionais de qualquer cidadão e para que a entidade possa prestar uma contribuição efetiva à consolidação da democracia no país.

Também entende o candidato Roberto Ferreira que os advogados merecem uma atuação mais efetiva da OAB, seja na defesa das suas prerrogativas profissionais, seja através de um atendimento mais abrangente na área médica. Para Ferreira, mesmo com esses avanços ainda será possível reduzir o valor da anuidade atualmente cobrada, que, segundo ele, por seu alto valor, tornou-se inibitiva e promove a inadimplência absurda de mais de 40% de seus filiados.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Claury Alves da Silva - 3886-6383/6859)

alesp